Conceito » Ciência » Eixo Terrestre

Eixo Terrestre - Conceito, o que é, Significado

Como o restante dos planetas do sistema solar, a Terra executa dois tipos de movimento: um de rotação e outro de translação. No primeiro, a Terra gira sobre si mesma em torno de um eixo imaginário, ligeiramente inclinado e que atravessa os polos. Em relação à duração desta rotação, a mesma leva 24 horas para completar uma volta e por esta razão o dia tem 24 horas.

O movimento de translação é aquele em que a Terra se move ao redor do Sol através de uma órbita elíptica; esta volta completa é realizada em 365 dias, ou seja, em um ano. Ambos os movimentos foram descobertos no século XVI pelo astrônomo polonês Nicolau Copérnico.

A inclinação do eixo de rotação

O eixo terrestre de rotação da Terra forma um ângulo inclinado de 23,5 graus em relação ao que seria o eixo ideal. Esta inclinação pode ser observada pelos ângulos existentes no plano do equador e no plano da órbita.

O movimento do eixo terrestre permite explicar a mudança das estações. Isto acontece quando o eixo está ligeiramente inclinado, os raios solares têm um impacto maior em algumas áreas do que em outras. Desta maneira, quando nas zonas temperadas é verão no hemisfério norte, é inverno no hemisfério sul. O movimento do eixo terrestre e da posição do Sol são os fatores que determinam a mudança das estações nos dois hemisférios.

A inclinação da Terra explica a diversidade de temperaturas no planeta. Neste sentido, quanto mais perpendicular se projetarem os raios do Sol em uma área de terra, maior será o calor nessa área. Desta maneira, o planeta tem diferentes zonas térmicas: a zona fria, a zona temperada e a zona quente.

As linhas imaginárias traçadas sobre a Terra

Para facilitar a localização exata de vários lugares da Terra, os seres humanos têm criado uma série de linhas imaginárias: os paralelos e os meridianos. Os primeiros são horizontais e os últimos são verticais. Os paralelos são círculos imaginários que podem ser traçados por qualquer lugar da superfície terrestre.

O Equador é o paralelo zero e divide a Terra em dois hemisférios: o hemisfério norte e o hemisfério sul (no primeiro se encontra o paralelo conhecido como Trópico de Câncer e no segundo está o Trópico de Capricórnio). Os meridianos são semicírculos perpendiculares ao Equador que passam pelos polos e também podem ser traçados por qualquer lugar da superfície terrestre. O meridiano de Greenwich é o meridiano zero, aquele que divide a Terra em dois hemisférios: o oeste e o leste.

Imagem: Fotolia. alswart

Relacionados:

  1. Efeito Coriolis
  2. Coordenadas Geográficas
  3. Glaciação
  4. Lua Negra
  5. Ano Bissexto
  6. Sismógrafo
  7. Trópico de Câncer
  8. Eixo Cronológico
  9. Teoria Heliocêntrica
  10. Mercúrio