Justificativa - Conceito, o que é, Significado

JustificativaJustificar algo significa dar uma razão concreta para fundamentar essa decisão pessoal. Uma pessoa que se justifica com a outra por um motivo qualquer dá explicações como um gesto de respeito ao próximo. Uma justificativa é um gesto de comunicação interpessoal. Podemos dizer que algo está justificado quando cumpre com as normas. Nesse caso, as normas que regem o critério da justiça são base para justificar as ações corretas diante das ações incorretas e que merecem uma pena corretiva.

Entretanto, além das normas sociais que regem a ordem comum, cada ser humano tem sua própria ética e valor pessoal. Neste caso, os valores pessoais também são uma justificativa para quem age de determinada forma. A partir desse ponto de vista, a ordem de prioridade nos valores de uma pessoa pode ser diferente da outra. Nesse aspecto, o que está justificado para um pode não estar para o outro, uma vez que a realidade também seja interpretada a partir da subjetividade.

Em outros casos, a justificativa também pode ter um significado mais superficial, por exemplo, quando uma pessoa busca uma justificativa, ela dá uma desculpa para explicar o porquê não pode comparecer a tal lugar. Dar uma justificativa por não comparecer a um evento social que foi convidado é um gesto de cortesia e boas maneiras porque conviver em sociedade significa ter respeito ao próximo.

Por outro lado, uma pessoa também pode justificar-se perante a outra, ou seja, explicar melhor o erro cometido. Quando uma pessoa pede perdão à outra, ela dá explicações e justificativas para reparar seu erro. O verdadeiro valor da justificativa é ser confiável e lógico. De outra forma, embora seja um gesto de cortesia social, a justificativa tem valor real a partir do momento que é sincera e que vem do coração de forma espontânea em um ato de honestidade.

Vale deixar claro que uma justificativa tem valor dentro do contexto adequado. Existem pessoas com baixa autoestima que tendem em dar explicações excessivas sobre a vida privada e a justificar-se diante de terceiros por assuntos que não tem o porquê serem explicados. Por exemplo, há pessoas que fazem perguntas indiscretas esperando uma resposta do outro. Neste caso, é importante não dar explicações sobre um assunto pessoal com quem não tem confiança.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: