Conceito » Direito » Off the Record

Off the Record - Conceito, o que é, Significado

Em todas as atividades há regras não escritas, mas que fazem parte da realidade cotidiana. No mundo do jornalismo, uma destas regras é o off the record. Trata-se de um termo inglês que se opõe a outro, on the record. Em português não costuma ser traduzido, mas às vezes é chamado "fora do registro". Pode-se dizer que tal recurso compreende um segredo, onde a pessoa que conta quer que o outro saiba, mas não divulgue.

Como critério geral, o jornalista deve ser rigoroso em relação à divulgação de suas fontes de informação. Nos manuais de estilo publicados pelos meios de comunicação, especifica-se que a pessoa que fornece uma notícia ao jornalista (a fonte informativa) deve ser revelada aos leitores, pois desta maneira se comunica a confiabilidade da informação.

No entanto, esta regra tem uma exceção, o off the record. Assim, quando um informante do jornalista não deseja, por algum motivo, que seu nome apareça na mídia e que a informação facilitada seja divulgada, fala-se de uma informação off the record. Isto significa que há um acordo de confidencialidade e o jornalista se compromete em não divulgar o que sabe.

Este tipo de informação está sujeito a um pacto entre o jornalista e sua fonte de informação

No mundo dos meios de comunicação, acredita-se que esta informação "secreta" não deve ser publicada, pois do contrário o acordo entre o informante e o jornalista seria violado.

Este tipo de situação gera certa polêmica e algumas perguntas nem sempre têm uma resposta fácil: se o jornalista confirma a informação off the record através de outras fontes pode divulgar tal informação? O jornalista deve avaliar as motivações de seu informante para que sua identidade não seja conhecida? Quando a notícia que não deve ser publicada é de especial interesse, por exemplo, uma ameaça terrorista, o jornalista deve respeitar o anonimato de sua fonte?

Outros termos do vocabulário jornalístico

- Os jornais que divulgam notícias com foco sensacionalista fazem parte da imprensa marrom.

- Devido à sua importância social, o jornalismo é conhecido como o Quarto Poder.

- Por ser uma atividade na qual deveriam ser impostos os critérios éticos, existe um debate permanente sobre os limites do jornalismo.

- A difusão de notícias falsas é conhecida como fake news.

- Quando um jornalista obtém uma informação antes de seus colegas, fala-se de um furo de reportagem.

- O primeiro parágrafo posto em destaque, que fornece ao leitor informação, é chamado de lead (lide em português).

Imagens Fotolia: Slovoslave, Rogi

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: