Segurança - Conceito, o que é, Significado

SegurancaDenomina-se segurança à circunstância livre de adversidades ou de incerteza. A segurança pode referir-se a partir de diversos pontos de vista e dependendo do contexto. Assim, podemos falar sobre segurança ambiental, segurança de trabalho, segurança sobre ilegalidades, etc. A segurança é uma das condições em que o homem desenvolve sua própria existência. No entanto, existem circunstâncias especiais onde a conduta humana é capaz de deixar de lado a incerteza e assumir riscos. Dentro deste contexto, o que se busca é alcançar um benefício maior.

A alusão mais natural quando se fala de segurança está relacionada às forças dependentes do setor público, que deveriam garantir um mínimo de ordem social. Assim, pode-se fazer alusão ao papel da polícia, do exército, etc. Todas estas variantes são utilizadas pelo estado a fim de atingir certo grau de contrapeso contra atos ilícitos. Também se destaca o papel do sistema jurídico que garante justiça e é um elemento imparcial de arbitragem diante de conflitos entre particulares. No entanto, todas estas expressões do estado são poucas comparadas à necessidade de segurança que um indivíduo deve ter. Na verdade, a segurança é um conceito que vai além destas circunstâncias e gera condições para que uma sociedade se assente.

Um conceito típico para explicar esta circunstância é o efeito negativo que é o sistema político instável tem sobre a economia. De fato, os capitais se movimentam a partir do momento que lhe garantam uma relação estável entre risco e benefício. Se cada vez que houver uma mudança no governo se reformule por completo a política econômica, esta circunstância será vista como um fator de incerteza e afetará negativamente o investimento estrangeiro. Ao contrário, quando há políticas de estado independentes da força do governo, esta circunstância tende a gerar investimentos pelo fato de reduzir significativamente o risco.

No entanto, existem ocasiões em que tanto o risco como a falta de segurança é conhecido. Quando isto acontece, o que se espera é obter um beneficio maior que justifique esta circunstância. Assim, por exemplo, pode-se fazer um empréstimo a um devedor que ainda não cumpriu com suas obrigações através de uma taxa de juros aceitável e que justifique esta ação. Este exemplo é perfeitamente aplicado no mundo das finanças.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: