Reflexão - Conceito, o que é, Significado

ReflexaoO termo reflexão se refere a toda meditação sobre fatos, conceitos, circunstâncias, entre outras, que realiza um individuo voluntariamente a fim de tirar suas próprias conclusões. A reflexão é uma condição que aparece apenas nos seres humanos, de modo que se vincula com a capacidade de raciocinar e indagar cognitivamente o mundo exterior e o estado interno da mente e da sensibilidade.

No entanto, a reflexão apresenta vínculos com a capacidade de compreender o mundo exterior. Foi matéria de estudo pela epistemologia desde o inicio da tradição filosófica ocidental. Sem entrar em detalhes, pode-se destacar que um ato reflexivo tenta formar um mapa da realidade circundante, tentando compreender as relações entre os diversos fenômenos observáveis. É por isso que um ato reflexivo tenta formar conhecimento, ou seja, elaborar uma visão abrangente das circunstâncias perceptíveis, pretendendo encontrar alguns padrões que representam as regularidades.

A reflexão também foi objeto de estudo da psicologia, em particular, da chamada psicologia cognitiva, à medida que se interessa sobre como as pessoas captam a informações sensoriais e as processam, sintetizam, memorizam e, em seguida, fazem uso dela. Outras abordagens, tais como o chamado behaviorismo, prefere evitar perturbações nos processos internos da mente, na medida em que corresponde a uma área de difícil comprovação empírica. No entanto, atualmente segue sendo objeto de debate dos processos reflexivos do homem.

Como foi dito, a capacidade de refletir parece apenas estar presente no homem. Embora seja certo que os animais possuem algum nível de conhecimento sobre as circunstâncias, somente o homem possui este conhecimento e pode ser objeto de revisão, recomposição e reelaboração, dotado de possibilidades excepcionais. A reflexão é crítica quando são feitos novos mapas mentais e concepções do mundo. Também é importante destacar que a reflexão está estreitamente ligada à intenção de fazer uso de um novo conhecimento obtido; esta observação pode não ser evidente em primeira instância, mas se partirmos do pressuposto que toda atividade humana se baseia na obtenção de benefício próprio ou alheio, se torna mais evidente. É por isso que a atividade reflexiva tem indiretamente uma relação com a ação, na medida em que cria um plano de ação em função de uma interpretação tanto própria como do mundo.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: