A justificativa se refere a todo ato que dá respaldo a uma suposta teoria ou hipótese de conhecimento, como também a alguma causa ou ação. A justificativa é a explicação do por que determinado fato acontece ou do por que certas atitudes são consideradas justas e apropriadas para determinadas situações. Uma justificativa é além de tudo o modo de encontrar justiça para determinado acontecimento que deve ser mensurável e controlado.
A justificativa é então uma das partes mais importantes da reflexão científica, pois é o momento em que novas ideias se estabelecem de maneira lógica. Para muitas ciências, a fase da justificativa também pode ser conhecida como uma etapa de demonstração de uma verdade ou crença. A justificativa pode ser realizada através de diversos métodos e isso varia de acordo com cada ciência, pois enquanto as ciências naturais contam com elementos empíricos, as ciências sociais recorrem à análise crítica dos fatos que caracterizam seu objeto de estudo.
Este é o caso das justificativas religiosas que atuam como explicações mensuráveis e organizadas da existência do ser humano como um desígnio divino. Por sua vez, as justificativas morais se referem à ética e ao estabelecimento de normas de comportamento social que devem ser respeitadas para poder desenvolver condições de vida aptas e seguras. Desta forma, a justificativa entra em contato com o estabelecimento de jurisprudência e legislação para aplicar a justiça diante de certos comportamentos.
Imagem: iStock. duncan1890
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (maio., 2016). Conceito de Justificativa. Em https://conceitos.com/justificativa/. São Paulo, Brasil.