Conceito » Saúde » Juramento de Hipócrates

Juramento de Hipócrates - Conceito, o que é, Significado

O "Corpus hippocraticum" é uma coleção de escrituras realizada por Hipócrates de Cós e seus discípulos, entre os séculos V e IV a. C. Este trabalho é considerado como um dos primeiros tratados sobre a medicina na história. Nestes textos aparecem informações sobre diferentes temas: anatomia, patologia ou terapias médicas.

Por outro lado, em uma de suas partes está incluso o famoso Juramento de Hipócrates, um documento que expressa o compromisso ético para reger a prática da medicina. Hoje este texto está incluído no ritual de médicos que completam seus estudos acadêmicos. A leitura do Juramento representa uma declaração de princípios da profissão médica.

O que expressa o Juramento de Hipócrates?

Nas primeiras linhas indica que o médico jura pelos deuses para cumprir com as exigências do Juramento. Em seguida, mostra-se um respeito pela pessoa que foi o professor do médico. Posteriormente, indica que a prática da medicina deve ser dirigida ao cuidado dos doentes.

Segundo o conteúdo do Juramento, o médico está obrigado ao seguinte:

1) curar as doenças dos pacientes;

2) evitar a dor do paciente;

3) não facilitar veneno sob nenhuma circunstância;

4) agir de maneira justa;

5) não facilitar o aborto para nenhuma mulher;

6) não manter relações íntimas com os pacientes;

7) manter segredo sobre a vida dos pacientes.

A ética e a medicina

O "Juramento de Hipócrates" é muito mais do que um documento histórico. O fato de que ainda hoje é usado como ritual é uma clara indicação do seu valor como texto. Deve-se levar em conta que a medicina é uma disciplina com implicações éticas evidentes. Um médico possui certos conhecimentos que lhe permite tomar algumas decisões contrárias à ética, como a incitação ao suicídio, o aborto, o uso de substâncias venenosas, entre outras.

O primeiro código deontológico da história

Na atualidade muitas profissões incorporam um compromisso ético, conhecido como código deontológico. Nestes códigos são especificados uma série de questões de índole ética: como deve agir um profissional, quais ações são contrárias à sua profissão ou quais são os limites que não devem ser transpassados.

Os diversos códigos deontológicos vigentes têm um precedente entre 2500 anos de história, o Juramento de Hipócrates.

Imagem: Fotolia. Catalin Pop

Relacionados:

  1. Teoria dos Quatro Humores
  2. Fisiopatologia
  3. Cimentação
  4. Hospital Universitário
  5. Receita Médica
  6. Ciências Naturais
  7. Enfermeira (Enfermagem)
  8. Medicina Esportiva
  9. Medicina do Esporte
  10. Vassalo