Cimentação - Conceito, o que é, Significado

Publicidade

A construção de qualquer edificação precisa de estruturas básicas para apoiar e dar estabilidade a cada tipo de construção. Os elementos que formam uma estrutura básica são conhecidos como alicerces e o seu processo como cimentação. Por outro lado, fala-se de alicerces para referir aos princípios e ideias essenciais que formam uma realidade: os alicerces de uma sociedade, de uma religião ou de um projeto empresarial.

Publicidade

A cimentação na construção e seus tipos

Na construção de um edifício o primeiro aspecto a ser considerado está relacionado com as características geológicas do terreno. Desta maneira, sua composição, coesão ou nível freático é comprovado. Paralelamente, calculam-se as cargas que devem ser suportadas. Com os dados obtidos é possível determinar que tipo de cimentação é o mais adequado.

Publicidade

Basicamente, existem três tipos de cimentação: as diretas, profundas e ciclópicas. As primeiras são aquelas que sustentam as camadas mais superficiais do terreno e normalmente são usadas para edificações que não envolvem uma carga excessiva. As segundas são realizadas em estratos situados na profundidade do solo, pois desta maneira garantem uma maior capacidade de carga, por exemplo, na construção de uma ponte é utilizada uma cimentação profunda.

As cimentações ciclópicas são aquelas utilizadas nas estruturas de concreto que não precisam de deslocamentos de terra. Outros tipos de alicerces são as bases isoladas (que servem para construir pilares superficiais) ou as bases corridas (que servem para cimentar fileiras de pilares ou muros estruturais).

Os ideais e os valores são os alicerces que constroem uma realidade

A ação de construir pode ser entendida do ponto de vista material ou a partir de um plano imaterial. Em ambos os casos, algo pode ser construído a partir de uma base fundamental. Não existe nenhuma edificação sem cimentação, da mesma forma que não há projeto sem uma base sólida para sustentá-lo.

Se pensarmos no conjunto da sociedade, pode-se dizer que seus alicerces são: um modelo político que regule a convivência, as tradições e os costumes, além das normas morais e um sistema econômico que permita a sobrevivência dos indivíduos.

Se tomarmos como referência a religião cristã, seus principais alicerces ou pilares são a Bíblia, a existência de Deus, a salvação e a fé. No campo da medicina, sua cimentação é refletida no juramento de Hipócrates que, em poucas palavras, afirma que a saúde do paciente está acima de tudo e o dever do médico deve ser dirigido para a cura e prevenção de doenças.

Imagem: Fotolia. Kadmy

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: