Conceito » Religião » Livro da Vida

Livro da Vida - Conceito, o que é, Significado

Embora existam filmes e ensaios com o título "O Livro da Vida", em sua origem se trata de uma expressão que aparece na Bíblia, especialmente no versículo do livro de Apocalipse.

Em Apocalipse 20:15, afirma-se que aqueles que não estiverem inscritos no livro da vida serão lançados ao lago do fogo. Portanto, não se trata de um livro num sentido estrito, mas sim é uma forma literária de expressar que todo aquele que segue a Deus obterá um benefício na vida eterna.

Em poucas palavras, este "livro" revela os nomes daqueles que alcançaram a salvação eterna

A menção sobre a expressão "Livro da Vida" aparece também em outros versículos do Antigo Testamento. Em Êxodo 32:33 se diz que Deus apagará os pecadores de seu livro. Para a maioria dos intérpretes isso significa que Deus leva em consideração nossas ações, premiando as boas e castigando as más.

Nas Escrituras Sagradas, Moisés é visto como a primeira pessoa a ser registrada no livro celestial. Logicamente, acredita-se que os nomes de Abraão, Isaac e Jacó estariam mencionados no mesmo registro, pois todos eles demonstraram fidelidade ao Senhor.

Segundo o apóstolo Paulo, a exigência para alcançar a salvação é acreditar na mensagem do evangelho e na ação do Espírito Santo. Uma vez cumprida estas condições, o nome de uma pessoa pode ser introduzido no registro celestial.

O juízo final ou juízo universal

Na tradição cristã, afirma-se que no final dos tempos haverá um julgamento onde Deus tomará a decisão de salvar ou condenar todos os homens. O desejo e a vontade de Deus é que os homens sejam salvos.

No dia do juízo final, aqueles que morrerem sem arrepender-se dos seus pecados serão chamados a comparecer diante do Senhor para serem julgados. Alguns serão condenados e aqueles que forem salvos serão inscritos para desfrutar da vida eterna.

O Livro dos Mortos na tradição egípcia antiga e os Dez Mandamentos do Antigo Testamento

Enquanto a Bíblia menciona um "livro" que Deus tem o registro dos homens que escolheram o seu caminho, no Egito Antigo a ideia de eternidade e salvação está associada ao Livro dos Mortos. Neste documento, há todo tipo de sortilégio e juramento para alcançar a vida eterna após a morte.

Neste sentido, aparece uma série de requisitos que os deuses egípcios exigiam aos homens para que pudessem conquistar a eternidade.

Nas Escrituras Sagradas, alguns especialistas afirmam que o conteúdo deste documento dos egípcios apresenta grande semelhança com os Dez Mandamentos inscritos no Antigo Testamento.

Imagem: Fotolia. vicvic13

Relacionados:

  1. Livro de Enoque
  2. O Levítico
  3. O Pentateuco
  4. Torá
  5. Livro dos Mortos
  6. Antigo Testamento
  7. Anticristo
  8. Trindade
  9. Tanach
  10. Sabbat