O “Corpus hippocraticum” é uma coleção de escrituras realizada por Hipócrates de Cós e seus discípulos, entre os séculos V e IV a. C. Este trabalho é considerado como um dos primeiros tratados sobre a medicina na história. Nestes textos aparecem informações sobre diferentes temas: anatomia, patologia ou terapias médicas.
Por outro lado, em uma de suas partes está incluso o famoso Juramento de Hipócrates, um documento que expressa o compromisso ético para reger a prática da medicina. Hoje este texto está incluído no ritual de médicos que completam seus estudos acadêmicos. A leitura do Juramento representa uma declaração de princípios da profissão médica.
Nas primeiras linhas indica que o médico jura pelos deuses para cumprir com as exigências do Juramento. Em seguida, mostra-se um respeito pela pessoa que foi o professor do médico. Posteriormente, indica que a prática da medicina deve ser dirigida ao cuidado dos doentes.
1) curar as doenças dos pacientes;
2) evitar a dor do paciente;
3) não facilitar veneno sob nenhuma circunstância;
4) agir de maneira justa;
5) não facilitar o aborto para nenhuma mulher;
6) não manter relações íntimas com os pacientes;
7) manter segredo sobre a vida dos pacientes.
O “Juramento de Hipócrates” é muito mais do que um documento histórico. O fato de que ainda hoje é usado como ritual é uma clara indicação do seu valor como texto. Deve-se levar em conta que a medicina é uma disciplina com implicações éticas evidentes. Um médico possui certos conhecimentos que lhe permite tomar algumas decisões contrárias à ética, como a incitação ao suicídio, o aborto, o uso de substâncias venenosas, entre outras.
Na atualidade muitas profissões incorporam um compromisso ético, conhecido como código deontológico. Nestes códigos são especificados uma série de questões de índole ética: como deve agir um profissional, quais ações são contrárias à sua profissão ou quais são os limites que não devem ser transpassados.
Os diversos códigos deontológicos vigentes têm um precedente entre 2500 anos de história, o Juramento de Hipócrates.
Imagem: Fotolia. Catalin Pop
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (fev., 2017). Conceito de Juramento de Hipócrates. Em https://conceitos.com/juramento-hipocrates/. São Paulo, Brasil.