Conceito » Educação » Intrínseco

Intrínseco - Conceito, o que é, Significado

Intrínseco é aquilo que é essencial para algo. O oposto de intrínseco é extrínseco, ou seja, aqueles elementos que não são essenciais e genuínos de algo. O calor é algo intrínseco ao sol e o mesmo acontece com a brancura em relação à neve ou o desejo em relação ao amor.

A ideia de intrínseco é utilizada na economia, na filosofia ou na relação com o ser humano e nos três contextos se fala do conceito de valor intrínseco.

Na economia

O valor intrínseco na economia é aplicado às ações de uma entidade. Não se trata de um conceito contábil, mas sim econômico. Trata-se de um valor subjetivo, mas de grande importância para avaliar um negócio relativo ao mercado da bolsa. Para calcular o valor intrínseco de uma ação, utiliza-se prioritariamente o método Discount Cash Flow (DCF), que consiste em estimar previsíveis ganhos e descontar os juros para encontrar seu presente valor.

O conceito de valor intrínseco nas ações serve para medir algo intangível e impreciso, como um modelo de negócio ou as patentes de uma entidade. Em oposição a este conceito, utiliza-se outro conceito, o valor de mercado de uma ação, que é o preço que alguém está disposto a pagar.

Na filosofia

Algumas correntes filosóficas estabelecem a diferença entre o extrínseco e o intrínseco. O extrínseco não é característico de algo, já o intrínseco sim. Esta distinção é útil para compreender as propriedades de certos conceitos. Assim, o princípio intrínseco de algo é aquilo que o define, seu elemento substancial e sem o qual não poderia existir. Pelo contrário, o princípio ou valor extrínseco de um conceito tem um caráter acidental e secundário.

Ao longo da história do pensamento humano, os filósofos tem refletido sobre o que é o intrínseco da natureza, da razão humana, da vontade e do amor. O motivo deste tipo de reflexão é evidente: descobrir o genuíno e o autêntico para diferenciá-lo do supérfluo ou acessório. Em outras palavras, os filósofos buscam o fundamental, aquilo que sem o qual não poderia existir.

No ser humano

Aquilo que nos dá valor como ser humano não é o que podemos comprar ou desejar, mas sim os aspectos da condição humana que nos definem como indivíduos, também conhecidos como valores intrínsecos. De alguma maneira, estes valores são aqueles que nos tornam pessoas, como a liberdade, a dignidade e a honra.

Vamos ilustrar esta ideia com um exemplo concreto: um homem que acompanha uma mulher para mostrá-la aos outros por sua beleza. Neste caso, a atitude do homem em relação à mulher está baseada no seu valor extrínseco e não em como ela se apresenta como indivíduo.

Imagem: Fotolia. Irina

Relacionados:

  1. Investimentos
  2. Vitamina B12
  3. Valores Humanos
  4. Dignidade
  5. Taxa de Juros
  6. Vida Útil
  7. Amortização
  8. Economia
  9. EBITDA
  10. Capitalização