Conceito » Ciência » Campo Magnético

Campo Magnético - Conceito, o que é, Significado

Os ímãs são utilizados de várias maneiras. Com eles é possível coletar objetos de metal ou fabricar uma bússola de orientação.

Por outro lado, muitos aparelhos elétricos possuem um ímã em seus motores e graças a ele a eletricidade é produzida.

De qualquer forma, os ímãs geram uma força magnética e a área que se encontra ao seu redor é chamada de campo magnético. Este campo é na realidade a força que experimenta uma partícula em movimento dentro desta região. A origem desta força vem do movimento de cargas elétricas.

Trata-se de uma particularidade que existe no conjunto da natureza.

Teoria eletromagnética

Esta teoria está focada na descrição das leis que regem os fenômenos elétricos e magnéticos. Neste sentido, o eletromagnetismo estuda a perturbação do espaço como consequência da ação de uma carga elétrica ou de um ímã.

Em suma, a eletricidade permite a criação de um campo magnético e, paralelamente, o magnetismo pode produzir eletricidade.

A Terra possui um forte campo magnético que funciona como barreira de proteção

Pode-se afirmar que a Terra se comporta como um imenso ímã. Neste sentido, seu polo norte geográfico coincide com o polo sul magnético e, de maneira inversa, seu polo sul geográfico coincide com o polo norte magnético.

Há mais de 3000 quilômetros abaixo da terra se encontra o núcleo líquido do planeta formado de ferro fundido. Esta substância proporciona um campo de força invisível, também conhecido como campo magnético da Terra.

Graças a este escudo protetor o magnetismo flui ao redor do planeta. Sem a ação desta força não estaríamos protegidos contra a radiação do espaço e do clima espacial. Por outro lado, o campo magnético terrestre atua como barreira protetora da ação solar (o vento solar não pode penetrar o escudo magnético e permanece flutuando ao redor da Terra sem causar danos).

Se este campo desaparecesse a radiação solar não poderia ser impedida de invadir a atmosfera e tal efeito traria consequências devastadoras

Os cientistas argumentam que da mesma forma que as correntes elétricas do fundo da Terra produzem o campo magnético, por sua vez, este campo produz as correntes elétricas.

Este fenômeno de feedback é explicado pelo constante movimento do metal líquido do núcleo terrestre. Isto significa que no centro da Terra há uma espécie de circuito fechado onde as forças elétricas produzem magnetismo e este proporciona eletricidade.

Imagem: Fotolia. cohelet_2

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: