Os ímãs são utilizados de várias maneiras. Com eles é possível coletar objetos de metal ou fabricar uma bússola de orientação.
Por outro lado, muitos aparelhos elétricos possuem um ímã em seus motores e graças a ele a eletricidade é produzida.
De qualquer forma, os ímãs geram uma força magnética e a área que se encontra ao seu redor é chamada de campo magnético. Este campo é na realidade a força que experimenta uma partícula em movimento dentro desta região. A origem desta força vem do movimento de cargas elétricas.
Trata-se de uma particularidade que existe no conjunto da natureza.
Esta teoria está focada na descrição das leis que regem os fenômenos elétricos e magnéticos. Neste sentido, o eletromagnetismo estuda a perturbação do espaço como consequência da ação de uma carga elétrica ou de um ímã.
Em suma, a eletricidade permite a criação de um campo magnético e, paralelamente, o magnetismo pode produzir eletricidade.
Pode-se afirmar que a Terra se comporta como um imenso ímã. Neste sentido, seu polo norte geográfico coincide com o polo sul magnético e, de maneira inversa, seu polo sul geográfico coincide com o polo norte magnético.
Há mais de 3000 quilômetros abaixo da terra se encontra o núcleo líquido do planeta formado de ferro fundido. Esta substância proporciona um campo de força invisível, também conhecido como campo magnético da Terra.
Graças a este escudo protetor o magnetismo flui ao redor do planeta. Sem a ação desta força não estaríamos protegidos contra a radiação do espaço e do clima espacial. Por outro lado, o campo magnético terrestre atua como barreira protetora da ação solar (o vento solar não pode penetrar o escudo magnético e permanece flutuando ao redor da Terra sem causar danos).
Os cientistas argumentam que da mesma forma que as correntes elétricas do fundo da Terra produzem o campo magnético, por sua vez, este campo produz as correntes elétricas.
Este fenômeno de feedback é explicado pelo constante movimento do metal líquido do núcleo terrestre. Isto significa que no centro da Terra há uma espécie de circuito fechado onde as forças elétricas produzem magnetismo e este proporciona eletricidade.
Imagem: Fotolia. cohelet_2
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (maio., 2018). Conceito de Campo Magnético. Em https://conceitos.com/campo-magnetico/. São Paulo, Brasil.