Conceito » Psicologia » Dignidade

Dignidade - Conceito, o que é, Significado

Segundo sua etimologia, a palavra dignidade provém do latim dignitas, uma qualidade que expressa o valor intrínseco do ser humano. Por outro lado, o adjetivo latim dignus indica o valor de alguém como ser humano. Além do seu significado original, deve-se recordar que na época da civilização romana, quando as instituições do Império enviavam um dos seus representantes a outro território o chamavam de dignatário, de tal maneira que esta pessoa simbolizava a dignidade de Roma.

Todo indivíduo é digno pelo fato de ser uma pessoa

Nas relações humanas costuma haver hierarquias sociais, econômicas ou culturais. Entretanto, a ideia de dignidade significa que todo indivíduo merece ser respeitado independentemente de sua condição como pessoa.

O valor da dignidade é aplicado aos demais e a si mesmo. Assim, outros merecem ser respeitados e a própria pessoa deve respeitar-se e valorizar-se. Esta ideia esta expressa pela Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, por este motivo se denuncia a escravidão como forma de indignidade.

A conduta de alguns é moral e juridicamente rejeitada porque vai contra a dignidade humana. Desta maneira, o aborto, a violação sexual e o uso de qualquer tipo de violência são entendidos como comportamentos indignos.

A dignidade e os animais

Os animais são tratados em certas ocasiões de maneira violenta pelos seres humanos. Para alguns, os animais têm dignidade da mesma forma que os seres humanos, enquanto que outros consideram a ideia de dignidade aplicada apenas em pessoas. Em uma posição intermediária, há aqueles que afirmam que os animais tem valor e devem ser respeitados, mas isso não significa que se pode falar de um animal como um ser digno.

A dignidade humana segundo a doutrina social da igreja católica

Para a igreja católica, a pessoa é o centro da existência e não é aceita desde que haja algo que vai contra sua dignidade (nem dinheiro, bens materiais ou outras pessoas). Esta ideia está baseada na consideração prévia de que a pessoa foi criada conforme a imagem e semelhança de Deus.

Em relação à luz da doutrina social da igreja, a dignidade humana é um princípio moral fundamental. Neste sentido, a partir da ideia da dignidade, a igreja adquire dois compromissos: ajudar os mais necessitados e fomentar a solidariedade aos mais frágeis.

Imagem: Fotolia. Photographee

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: