A higiene é uma dos ramos de estudo das chamadas ciências médicas que tem como objetivo a preservação da saúde como um todo através da limpeza, que pode ser no campo pessoas, como na vestimenta, nos utensílios domésticos e da própria casa, que deve ser objeto de limpeza e desinfecção, bem ventilada, longe da sujeira e perto dos benefícios trazidos pela luz solar que são fontes de saúde e bem estar. Asseio pessoal, a escovação dos dentes, a limpeza das mãos e das unhas, o cabelo bem cuidado, a limpeza das roupas, os alimentos limpos e bem preparados, são consideradas normas mínima em se tratando de higiene.
Também existe uma higiene pública, limpeza de ruas, conservação de parques, escolas, hospitais, enfim, lugares públicos de muito transito de pessoas. Esses lugares devem permanecer limpos e muito bem conservados pelo simples fato de manter a higiene no seu ponto ótimo, devido a que as más condições de higiene são causa da propagação de doenças e até de epidemias. A dengue, por exemplo, está associada a falta de higiene nas residências onde se deixa acumular água em recipientes abandonados onde podem juntar-se lavas do mosquito que provoca a enfermidade e provocar uma epidemia sem nenhuma dúvida.
A falta de infraestrutura, sobre todo em países pobres ou em desenvolvimento, é uma verdadeira inimiga da higiene, pois os resíduos ou lixo, os animais em péssimas condições de saúde, os rios contaminados, entre outras coisas, fazem com que a higiene pública deixe muito a desejar neste tipo de local sem nenhum cuidado no que se refere à higiene.
Proveniente do temos hygiène originário do idioma francês, o termo higiene faz referencia ao asseio e a limpeza de modo geral, tanto pessoal como de lugares públicos. A higiene pessoal é aquela da qual o próprio indivíduo é o responsável, e a higiene pública é aquela na qual o estado se faz responsável de um modo geral.
A higiene está vinculada à saúde, a conservação e a prevenção de doenças. Existem meios pelos quais a higiene se pode fazer ativa em todos os meios da sociedade atual gerando garantias de saúde e de bem estar para todos.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jul., 2012). Conceito de Higiene. Em https://conceitos.com/higiene/. São Paulo, Brasil.