Conceito » Direito » Higiene Analítica

Higiene Analítica - Conceito, o que é, Significado

No mundo do trabalho existem atividades que estão associadas à contaminação. Para evitar os possíveis efeitos contaminantes são realizadas estratégias de higiene industrial. Dentro da higiene industrial existe um subitem específico, a higiene analítica.

Os especialistas em riscos trabalhistas são os responsáveis pelo campo da higiene analítica

Nesta área sobre a prevenção de riscos trabalhistas é realizado todo tipo de pesquisa para analisar qualquer possível elemento contaminante em uma atividade de trabalho. Em toda atividade de higiene analítica são efetuados exames de laboratório para detectar os possíveis agentes contaminantes.

Os vários tipos de contaminação na atividade trabalhista

Há três grandes grupos de agentes contaminantes: os químicos, os físicos e os biológicos. Se um trabalhador se encontra em contato com qualquer um desses, existem certos riscos para a saúde e sua segurança pessoal.

Alguns dos agentes químicos contaminantes são os seguintes: fumaça, gás, vapor, componentes orgânicos em pó, aerossóis líquidos ou sólidos. Qualquer deste tipo de produto pode ter efeitos nocivos para a saúde e por este motivo as empresas devem incorporar planos específicos para prevenir os possíveis riscos.

Os poluentes físicos tem relação com os ambientes de trabalho

No campo da higiene e da saúde trabalhista, os mais conhecidos são os ruídos excessivos, as vibrações, os campos elétricos e magnéticos, as condições de umidade e as elevadas temperaturas.

Os poluentes biológicos são todos aqueles microrganismos que potencialmente têm a capacidade de alterar a qualidade do ar, da água ou dos alimentos.

Assim, um vírus, um fungo ou uma bactéria que contamina a água em um processo industrial pode provocar uma situação dramática.

Independentemente do tipo de poluente, a higiene analítica está focada em todas as medidas e controles para garantir a saúde no local de trabalho.

As medidas de prevenção são orientadas em três níveis: a atuação no lugar que pode ser contaminado (por exemplo, o uso de equipamentos de trabalho adequados), a atuação sobre o meio ambiente associada ao trabalho (por exemplo, adotando medidas de desinfecção e limpeza) e as ações relacionadas aos trabalhadores que se encontram expostos aos poluentes (por exemplo, revisões médicas periódicas).

Imagem: Fotolia. Rainer Fuhrmann

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: