Conceito » Saúde » Fisiologia

Fisiologia - Conceito, o que é, Significado

A fisiologia é a ciência biológica que trata do estudo das funções orgânicas dos seres vivos. Este disciplina reúne os princípios das ciências exatas e dá sentido às inter-relações e interações dos elementos básicos que compõe um ser vivo com seu entorno, explicando o porquê das diferentes situações que podem ser encontradas nestes elementos.

Para seu estudo, não se baseia apenas em conceitos relacionados com os seres vivos, tais como as leis da termodinâmica, da eletricidade, da gravidade, do tempo, entre outros. No entanto, as teorias em Fisiologia cumprem a mesma meta que é tornar compreensíveis os processos e as funções dos seres vivos, assim como de todos os elementos que os compõem em diferentes níveis.

Existem três tipos de fisiologias que tratam do tipo do ser vivo em questão: Fisiologia Vegetal, Fisiologia Humana e Fisiologia Animal

A fisiologia vegetal estuda o funcionamento e o comportamento dos órgãos e tecidos vegetais das plantas.

Por outro lado, a fisiologia humana trata de estudar todas as funções inerentes aos seres vivos multicelulares. Muitos dos seus aspectos estão intimamente ligados à fisiologia animal, ou seja, muitas das informações obtidas até hoje se deve em grande parte à experimentação que constantemente se faz sobre os animais.

O principal aliado de Fisiologia é a Anatomia, ambos são campos que alimentam uns dos outros, enquanto a segunda trata das formas, a primeira estuda a função que exibe cada parte do corpo. Juntas são essenciais para o conhecimento médico geral.

O corpo humano é constituído por células que por sua vez compõem os tecidos

Estes órgãos (o aparelho) formam todos os sistemas que mantêm o corpo de uma pessoa viva, além do sistema respiratório, circulatório, nervoso, gastrointestinal, entre outros.

No entanto, a homeostase é uma das condições que estudam e controlam os fisiologistas humanos para descrever e explicar a condições estáticas ou constantes do ambiente interno, uma vez que cada órgão ou tecido do corpo humano exibe funções que ajudam a manter as condições do corpo como constante e vital. Por exemplo, os pulmões são responsáveis por manter esta constância através da captação de oxigênio que cada pessoa precisa para viver.

Devido aos diferentes tipos de células, órgãos e sistemas que pertencem aos seres humanos, existem várias especialidades da fisiologia como: fisiologia da audição, fisiologia cardíaca, fisiologia celular, fisiologia renal, fisiologia do olfato, fisiologia reprodutiva, fisiologia respiratória, entre outras.

Imagem: Fotolia. vege

Relacionados:

  1. Fisiopatologia
  2. Fotoperíodo
  3. Anatomia Patológica
  4. Anatomia
  5. Mastozoologia
  6. Reino Animal
  7. Zoologia
  8. Matéria Orgânica
  9. Vida
  10. Ecossistema