Conceito » Geografia » Ilhota

Ilhota - Conceito, o que é, Significado

Quando uma ilha tem um tamanho pequeno é chamada de ilhota. Como critério geral, a grande maioria das ilhotas são locais desabitados. Isto se deve geralmente a uma razão específica: seu tamanho pequeno está associado à falta de recursos naturais e esta circunstância dificulta a vida em sociedade.

Do ponto de vista geográfico, um conjunto de ilhas é conhecido como arquipélago. Normalmente todo arquipélago é formado por um grupo de ilhas de diferentes tamanhos e, paralelamente, a uma série de ilhotas. O arquipélago tem uma denominação comum (por exemplo, ilhas Canárias) e cada ilha e ilhota também recebe um nome específico para sua identificação geográfica.

Do ponto de vista administrativo, toda ilhota faz parte de uma nação. Em alguns casos, estas mini-ilhas têm um valor estratégico por sua localização geográfica ou por tratar-se de um território relacionado com alguma disputa territorial.

Na antiguidade algumas ilhotas próximas à costa foram assentamentos humanos

As ilhotas costeiras eram habitadas por vários motivos:

1) serviam como lugar de defesa diante de possíveis ataques inimigos;

2) eram utilizada para armazenar mercadorias de maneira provisória antes da instalação em terra firme de maneira definitiva;

3) estes territórios eram empregados com uma finalidade funerária, mais especificamente como necrópole ou para realizar rituais sagrados.

Na costa caribenha emprega-se o termo cayo no lugar de ilhota

Etimologicamente cayo é uma palavra que provém das línguas arahuacas faladas no Caribe e na América Central. Por este motivo, a maioria das ilhotas são chamadas de cayos, como "Cayo Cordoba" no arquipélago de San Andrés na Colômbia ou "Cayo Santa Maria" em Cuba.

Na história dos países caribenhos, os cayos foram utilizados como refúgio de piratas e corsários. Hoje em dia alguns destes pequenos territórios se tornaram áreas residenciais de luxo.

Da geografia à fisiologia

A nomenclatura de alguns acidentes geográficos é utilizada na descrição fisiológica do corpo humano. Neste sentido, um istmo é uma faixa estreita que une dois territórios maiores, mas também existem partes do corpo humano com este termo, como o istmo das fauces ou o istmo da tireoide.

O mesmo acontece com a palavra ilhota, já que existe a ilhota óssea e as ilhotas pancreáticas.

Imagem: Fotolia. seaphotoart

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: