Microbiologia - Conceito, o que é, Significado

MicrobiologiaA microbiologia é entendida como uma ciência que estuda os seres vivos de tamanho pequeno, cujas dimensões permanecem ocultas ao olho humano. É por isso que o exercício da microbiologia é aplicado por uma metodologia que serve para estudar microrganismos.

Breve história da microbiologia

Este último ponto tem uma influência determinante no desenvolvimento tardio da microbiologia em relação a outras ciências do mesmo ramo, pois durante muito tempo não havia a disponibilidade de ferramentas adequadas para alcançar os seguintes níveis de estudo.

Quase que no início do século XVII o microscópio foi inventado, mesmo assim a microbiologia teria um avanço lento e se prolongaria durante os próximos 150 anos, tempo dedicado quase que exclusivo para realizar as primeiras descrições morfológicas microbianas. Além disso, foi nesta época que também surgiram as primeiras divisões taxonômicas, tentando enquadrar as recém-descobertas de microrganismos em alguns dos sistemas naturais já conhecidos.

De qualquer forma, o estabelecimento definitivo da microbiologia não chegaria até o final do século XIX, momento de várias controvérsias seculares (das quais contavam com alta carga filosófica e religiosa), mas que seria perseguida praticamente desde o seu início.

Novamente os avanços técnicos marcariam este ponto de inflexão, embora neste caso, mais do que o desenvolvimento de novos aparelhos, foi a depuração de técnicas experimentais já existentes como a esterilização, os cultivos puros, o aperfeiçoamento do microscópio, entre outros, que proporcionou o nascimento da microbiologia moderna.

Aplicações da microbiologia

Ao contrário do que se pode pensar, a microbiologia não é uma ciência cuja aplicação se limita apenas à área da medicina. O estudo de bactérias, micróbios, fungos e demais microrganismos são aplicados em vários setores e com objetivos bem diferenciados.

Na área da indústria alimentar, a fermentação é empregada na elaboração de produtos lácteos como o iogurte ou na fabricação de bebidas alcoólicas. Na agricultura, é aplicada no estudo da relação existente entre determinadas plantas e microrganismos, assim como essa ciência é usada para questões derivadas do uso de recursos naturais e do meio ambiente. Levando em conta que se trata de uma disciplina pouco desenvolvida em comparação a outras áreas cientificas, é bem provável que com o aumento de suas aplicações práticas, a microbiologia se estenda para outras áreas.

Imagem: iStock. Zoran Zeremski

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: