Conceito » Educação » Prosopopeia

Prosopopeia - Conceito, o que é, Significado

ProsopopeiaNa arte da literatura existem vários gêneros e subgêneros: poesia, tragédia, romance, comedia, etc. cada um deles tem suas próprias características, formatos e técnicas. Entretanto, há algo que tem em comum: o uso de figuras retóricas. A figura retórica é uma maneira de dizer as coisas, como uma espécie de fórmula literária. Há muitas figuras retóricas como a metáfora, a metonímia, a hipérbole, elipse, pleonasmo, entre outras. Uma dessas figuras de linguagem é a prosopopeia, também conhecida como personificação.

A prosopopeia consiste em dar uma dimensão humana aos elementos inanimados. O escritor dá um sentido humano a algo que não tem vida, ou seja, personaliza.

O recurso da prosopopeia é de grande utilidade, pois aquilo que poderia não ser expresso por ser impossível tem a possibilidade de comunicação

É como fazer falar aquilo que não pode falar. Assim, é possível que a morte, um objeto, uma ideia ou até mesmo um elemento da natureza tenha um meio de comunicação.

É utilizada com bastante frequência na literatura, assim como na linguagem cotidiana

Possivelmente a razão seja a necessidade de explicar as coisas a partir de critérios e sentimentos humanos. Quando dizemos que o mar está relaxado, esta é uma ideia que se entende perfeitamente, mas que tem um sentido não lógico, pois o mar não tem nenhum tipo de sensação. Assim, empregamos a prosopopeia para humanizar a realidade, dar um sentido próximo aos nossos valores e ideias.

A prosopopeia cumpre também uma função estética

As pessoas se comunicam oralmente e por escrito, tentando fazer de maneira atrativa e bonita. Neste sentido, a prosopopeia proporciona certa beleza às palavras. Ao dizer que a manhã está triste ou que o violão está sozinho damos um toque poético à linguagem.

Há um gênero literário pouco conhecido, a gregueria. Esta é uma frase curta, poética e com um toque de humor. É bem comum a gregueria utilizar a prosopopeia como recurso literário, pois assim é possível expressar ideias de maneira original. Vamos ver dois exemplos bem simples: “Os ratos são os soldados dos esgotos” e “O papel em branco espera a chegada das palavras”.

Estas duas greguerias são possíveis porque quebram uma regra da realidade e algo não humano passa a ter um sentido humano. Por último, no hay olvidar que prosopopeya quiere decir también exageración en la manera de hablar de alguien, con un estilo recargado y arfificioso.

Por último, deve-se ressaltar que a prosopopeia quer dizer também o exagero na maneira de falar de alguém, com um estilo carregado e artificial.

Imagem: iStock. FeralMartian

Relacionados:

  1. Figura Retórica
  2. Literário
  3. Hipérbato
  4. Poema
  5. Prosaico
  6. Ironia
  7. Texto Poético
  8. Descrição
  9. Figuras Geométricas
  10. Declamação