Conceito » Cultura » Flor da Vida

Flor da Vida - Conceito, o que é, Significado

As diversas formas geométricas apresentam dois possíveis usos ou dimensões. Por um lado, permitem projetar obras de arte ou construir todo tipo de estrutura, como edifícios, objetos da vida cotidiana, etc.

Por outro lado, a geometria tem uma dimensão sagrada ou divina, pois os símbolos com formas geométricas estão muito presentes nas diversas religiões e em todo tipo de corrente espiritual. A flor da vida é um claro exemplo da dimensão sagrada da geometria.

Características geométricas da Flor da Vida

Esta estrutura geométrica possui as seguintes particularidades:

1) contém um mínimo de sete círculos, dos quais todos, exceto um apresenta o mesmo diâmetro;

2) os círculos se sobrepõem, de modo que o centro de cada um coincide com a circunferência dos círculos restantes;

3) os diversos círculos estão integrados em um maior. Em resumo, trata-se de um padrão de simetria perfeita.

A Flor da Vida está presente em todo tipo de manifestação religiosa, cultural e esotérica

Afirma-se que o Criador se inspirou nesta estrutura para projetar o conjunto do universo. Isso significa, por sua vez, que esta estrutura é considerada a "semente da vida" (este último conceito está presente no Antigo Testamento e por este motivo faz parte da tradição judaica e cristã).

Representações desta estrutura geométrica foram encontradas nas ruínas arqueológicas do Egito Antigo, assim como nos templos do hinduísmo e do budismo, na arte fenícia, nas culturas eslavas e no Oriente Médio. Por outro lado, o "Homem Vitruviano" de Leonardo da Vinci retrata o corpo humano dentro de uma estrutura similar a esta forma geométrica.

Ao estar presente nas diversas tradições tem surgido todo tipo de análise e interpretações relacionadas ao significado profundo desta estrutura geométrica. Em linhas gerais, afirma-se que a Flor da Vida tem um claro sentido esotérico. Através do mesmo podemos compreender os mistérios da vida e as energias que fluem no corpo humano.

Uma das formas geométricas integradas na Flor da Vida é o cubo de Metatron. Segundo várias interpretações, este cubo expressa a forma pela qual Deus projetou o corpo e a alma humana. Este símbolo é considerado uma ferramenta para alcançar a transformação do espírito.

Um ornamento no merchandising esotérico

O mundo esotérico tem diversos ramos, terapias e propostas alternativas. Neste contexto, aqueles que acreditam nas dimensões misteriosas da vida recorrem a símbolos para sentirem-se protegidos. Um dos símbolos mais populares é precisamente a Flor da Vida.

Está presente nas tatuagens, nos ornamentos decorativos e camisetas. Costuma-se dizer que se colocarmos este objeto em uma parede e observarmos com detalhe, poderemos nos comunicar à distância com um ente querido ou projetar sua força energética para solucionar algum problema pessoal.

Neste cenário, encontramos pessoas que usam esta forma simplesmente por seu atrativo estético.

Imagem: Fotolia. cienpiesnf

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: