A figura geométrica é um conjunto cujos componentes são pontos (um dos entes fundamentais da geometria), no entanto, a Geometria é a disciplina que trata de seu estudo detalhado, de suas principais características: sua forma, sua extensão, suas propriedades e sua posição relativa.
Apenas pelo fato de observarmos a natureza, o mundo que nos rodeia, podemos confirmar a existência e presença das mais variadas formas nos corpos materiais que convivem na natureza e, então, é dessa maneira que vamos formando a ideia de volume, superfície, linha e ponto.
Os diferentes tipos de necessidades enfrentados pelo homem através dos anos, fez com que ele pensasse e estudasse diferentes técnicas que lhe permitiam, por exemplo, construir, locomover-se ou medir, e desta maneira fez com que o homem utilizasse as diversas figuras geométricas.
As figuras geométricas fundamentais são as seguintes: o plano, o ponto, a reta, no entanto, as mesmas como consequência de transformações e deslocamentos de seus componentes produzem diferentes volumes, superfícies e linhas que são, em definitivo, o objeto de estudo da Geometria, da topologia e da matemática, entre outras.
Estas figuras de acordo com sua função apresentada são classificadas em cinco tipos: A Dimensional, o ponto; a Unidimensional, a reta (semirreta e segmento) e a curva; a Bidimensional, o plano, delimitando superfícies (o polígono, o triângulo e o quadrilátero), a seção cônica que inclui elipses, circunferências, parábola e hipérbole, descrevendo superfícies (superfície regrada e superfície de revolução); Tridimensional, encontramos aquelas que delimitam volumes, o poliedro e as que descrevem volumes, sólido de revolução, cilindro, esfera e cone; e a N-Dimensional, como o politopo.
Por exemplo, o quadrilátero e o triângulo são figuras geométricas sólidas que delimitam volumes.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jan., 2014). Conceito de Figuras geométricas. Em https://conceitos.com/figuras-geometricas/. São Paulo, Brasil.