Conceito » Geografia » Explosão Demográfica

Explosão Demográfica - Conceito, o que é, Significado

A demografia é a disciplina que estuda a população humana em suas várias dimensões, tais como sua estrutura de acordo com as faixas etárias, assim como os índices de natalidade, mortalidade ou mobilidade.

Um dos fenômenos estudados pela demografia é o aumento desproporcional da população em alguns territórios, especialmente nas grandes cidades do planeta. Este fenômeno é conhecido como explosão demográfica.

Causas e consequências do vertiginoso crescimento demográfico

São várias as causas que explicam o aumento da população:

1) uma melhora nas condições alimentares e higiênicas;

2) um melhor acesso aos serviços sanitários;

3) mudança da sociedade rural para urbana (muitas das grandes urbes atuais começaram a crescer a partir dos processos de industrialização produzidas nas cidades);

4) acréscimo da natalidade (por exemplo, na década de 1960, na Espanha, houve um “baby boom” promovido pelo franquismo).

Em relação às consequências, também são diversas:

1) uma desproporção entre a população e os serviços a sua disposição;

2) um crescimento das zonas urbanas degradadas e da pobreza extrema associada (o fenômeno das favelas é um exemplo neste sentido);

3) um aumento dos problemas meio-ambientais, já que o número de pessoas está relacionado ao consumo do território e dos recursos naturais.

O complexo debate sobre a explosão demográfica

Este fenômeno global apresenta inúmeras realidades associadas. São diversos os problemas e desafios que a humanidade enfrenta em relação ao rápido aumento da população. Alguns deles são:

- A perda de população em alguns territórios como consequência dos movimentos de migração;

- A superlotação e as tensões sociais nas grandes cidades (São Paulo, Los Angeles, Bogotá, Bombaim e México D. F são claros exemplos);

- Os desequilíbrios em alguns territórios (o êxodo do campo para a cidade gera despovoamento em algumas áreas e superpopulação em outras);

- A necessidade de desenvolver estratégias para combater o crescimento da população (por exemplo, por meio de controle de natalidade por parte de alguns governos ou buscando novos territórios em áreas não habitadas).

Imagem: Fotolia. ra2 studio

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: