Recursos Naturais - Conceito, o que é, Significado

O conceito recursos naturais engloba todas as fontes de energia ou matéria que se produzem de forma natural e podem ser utilizadas em beneficio do ser humano.

De acordo com sua durabilidade, os recursos naturais podem ser divididos em dois grandes grupos: os renováveis e os não renováveis. Dentro do primeiro grupo são encontrados aqueles recursos que podem ser explorados de maneira indefinida (o sol e o vento), enquanto que os não renováveis, como seu próprio nome indica, são limitados e tendem a exaustão (como no caso do petróleo e do gás).

Exploração dos recursos naturais por parte do ser humano

Ao longo da história, o ser humano tem utilizado os recursos naturais sem maiores preocupações e nem mesmo o conhecimento da possibilidade do seu esgotamento. Apenas a partir do século XX é que se toma consciência, verdadeiramente, de que o crescimento demográfico e a limitação de disponibilidade conduzem a um futuro que não será mais possível dispor de determinados recursos.

Elementos como o carbono e o petróleo precisam de muito tempo para sua formação, enquanto que as sociedades industrializadas consomem esses produtos de maneira indiscriminada e a um ritmo que seu aproveitamento tem data de validade.

Diante da perspectiva de um futuro de escassez é que se aposta em uma filosofia de maior respeito pelo meio ambiente.

A produção de energia através de recursos naturais renováveis e inesgotáveis tem tomado uma maior importância

A luz solar e o vento são elementos que permitem obter energia de forma limpa e sem limite, uma vez que sua exploração não causa impacto sobre o ecossistema.

Apesar do ser humano ter consciência de que o esgotamento dos recursos naturais significaria a extinção de sua própria espécie, atualmente, os interesses comerciais predominam sobre qualquer outro tipo de abordagem.

As grandes empresas que se dedicam à exploração dos recursos naturais exercem todo tipo de pressão sobre os governos para manter um “status quo”, de maneira que seus benefícios econômicos não sejam afetados por políticas que limitam a exploração desses recursos.

Os partidos políticos de orientação ecológica e meio ambiental têm surgido, em grande parte, como resposta deste fenômeno para preservar o meio natural e evitar que os interesses particulares terminem danificando irreversivelmente os recursos que o planeta nos oferece.

Imagem: iStock. GoodLifeStudio

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: