Conceito » História » Operação Valquíria

Operação Valquíria - Conceito, o que é, Significado

Desde 1933 até o fim da 2ª Guerra Mundial em 1945, Adolf Hitler se manteve no poder na Alemanha. A grande maioria da população apoiava Hitler em seu desejo expansionista e em seus ideais de supremacia da raça ariana. Entretanto, alguns responsáveis nazistas não estavam de acordo com o extermínio dos judeus e com a estratégia militar de Hitler. Quando em 1944 a derrota da Alemanha parecia iminente, um grupo de oficiais organizou um plano para acabar com sua vida. Este plano ficou conhecido como Operação Valquíria.

A Operação Valquíria foi dos complôs falidos que tentaram matar Hitler

O planejamento do atentado para acabar com o tirano contou com a participação dos maiores responsáveis da Wehrmacht, as forças armadas alemãs. O dia escolhido para o magnicídio foi 20 de julho de 1944 e o lugar “a guarida do lobo”, o quartel general do fuhrer.

Após a explosão de uma bomba houve a morte de vários oficiais que rodeavam o mandatário, porém o resultado não foi o esperado e o fuhrer saiu ileso com apenas alguns hematomas. O fracasso da Operação Valquíria teve consequências imediatas: os responsáveis foram presos e executados.

A principal conspirador do complô foi o coronel Claus von Stauffenberg, condenado à morte por alta traição e fuzilado diante do pelotão de execução. Momentos antes de morrer, gritou para seus algozes "Longa vida a nossa sagrada Alemanha".

Dados sobre a Operação Valquíria

Sessenta e quatro anos depois do atentado falido contra Hitler, o ator Tom Cruise representou o personagem de Claus von Stauffenberg no filme "Valquíria".

O complô para matar Hitler fracassou por vários motivos:

1) a distribuição dos mandatários nazistas na sala da guarida do lobo não era adequada;

2) a localização da bomba se encontrava debaixo de uma mesa de madeira que serviu de elemento protetor para Hitler;

3) devido à falha na execução do plano não foi possível que uma segunda bomba fosse ativada;

4) no último momento decidiu mudar a reunião de oficiais para outra sala e esta circunstância diminuiu consideravelmente a força do impacto da bomba.

Horas depois do atentado, Hitler se reuniu com Mussolini e lhe mostrou o lugar da explosão totalmente destruído. Nesta reunião, Hitler disse que foi salvo pela intervenção da providência divina.

A fracassada Operação Valquíria gerou grande desconfiança por parte de Hitler e nos meses seguintes organizou uma depuração contra oficiais da Wehrmacht.

Imagem: Fotolia. ysbrandcosijn

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: