Conceito » História » Acidente de Chernobyl

Acidente de Chernobyl - Conceito, o que é, Significado

A 3 km da cidade ucraniana de Pripyat, situada a pouco mais de 100 km de Kiev, houve um desastre nuclear na usina de Chernobyl. Estas instalações entraram para a história depois do ocorrido em 26 de abril de 1986: a explosão de um reator nuclear. O resultado dessa catástrofe deu início ao fim do comunismo, na URSS. Atualmente Pripyat é uma cidade fantasma abandonada pelos efeitos devastadores da radioatividade.

Causas da catástrofe

O acidente nuclear ocorreu por uma combinação de circunstâncias. Em primeiro lugar, houve uma série de erros humanos justo no momento que eram realizados alguns testes para garantir a segurança da central nuclear. Após o acidente, soube-se que a usina nuclear não estava bem projetada e as medidas de segurança eram totalmente insuficientes.

Segundo estimativas, os efeitos da radiação causaram a morte imediata de 31 pessoas, entre 30.000 e 60.000 faleceram posteriormente e os moradores desta região sofreram como todo tipo de doenças.

Durante os dias seguintes ao acidente, as autoridades soviéticas tentaram minimizar o impacto diante da opinião pública, mas Mikhail Gorbachev finalmente admitiu a verdadeira magnitude da catástrofe. No entanto, a má gestão do acidente em pleno processo da perestroika acelerou a desintegração da União Soviética.

A nuvem tóxica provocada pela explosão do reator atingiu especialmente os territórios da Ucrânia, Bielorrússia e Rússia, e em menor medida a toda a Europa Ocidental

As áreas naturais próximas ao acidente ficaram totalmente devastadas ao ponto do local ser rebatizado como Bosque Vermelho, por causa da sua nova coloração nas árvores. Por outro lado, as águas e as plantações também registraram altos índices de poluição, especialmente pelo césio radioativo.

Um grande número de organizações humanitárias ofereceu ajuda à população de forma especial às crianças afetadas.

Trinta anos após o desastre, mais de 5 milhões de pessoas vivem em áreas com altos índices de radiação. Para evitar que os elementos nucleares possam causar efeitos nocivos, os reatores atômicos permaneceram lacrados no denominado Sarcófago de Chernobyl. Em novembro de 2016 um novo sarcófago foi construído e teve um custo de cerca de 1.500 milhões de euros.

Imagem: Fotolia. PixelPower

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: