Executivo - Conceito, o que é, Significado

O termo executivo é um adjetivo de tipo qualificativo que se usa para designar determinados tipos de ações, decisões ou grupos dentro de uma sociedade. Assim, a condição de executivo está relacionada a certa relevância sobre os outros.

O termo executivo entendido dentro do mundo empresarial

O conceito executivo é muito e comum e amplamente utilizado no mundo empresarial, do emprego e trabalho. Isto porque cada empresa, instituição ou local de trabalho têm uma hierarquia de poder e funcionamento que visa estabelecer diversas funções para diferentes pessoas.

Entre as várias funções que podem ser cumpridas em uma empresa, por exemplo, estão vários empregados ou também gestores, ou seja, aqueles que têm em suas mãos algum tipo de poder ou hierarquia sobre os outros e tem a função de executar ou tomar decisões sobre certos fenômenos. Geralmente, os setores executivos de uma empresa costumam ser ocupados por autoridades, pessoas poderosas que tomam medidas, dividem os recursos, os meios de produção, etc.

O Poder Executivo como parte de um complexo sistema de governo

Outro espaço comum de escutar o termo “executivo” é na política a partir do momento que falamos sobre divisão de poderes. Um dos três poderes mais comuns nas repúblicas de diferentes partes do Ocidente é o Poder Executivo, ocupado usualmente por um presidente ou por quem governa e toma as decisões mais importantes de um território.

O poder executivo, ao contrário do que acontece com o poder legislativo ou judiciário, é responsável pela execução de políticas, medidas, mudanças, entre outras, em um território sobre o qual tem ao seu alcance o poder de determinada população. Embora a ideia de divisão de poderes sirva para equilibrar os vários funcionários que ocupam os cargos públicos, em muitas regiões do planeta geralmente quem ocupa o poder executivo é o único que governa, neste caso, estamos falando de sistemas presidencialistas, que em outros poderes vem sendo anulados ou perdendo lugar contra a força de quem ocupa o primeiro magistrado.

A execução de decisões como parte importante de um espírito empreendedor

Na atualidade é bem comum encontrar materiais e especialistas em certas questões, tais como melhorar a autoestima, mudar aquilo que ainda não satisfaz sua vida, etc.

Nestes casos, é muito comum falar da necessidade de um espírito ou de uma atitude executiva para tomar decisões que possam melhorar nossa qualidade de vida. Isto significa sair da rotina e ter a decisão suficiente para executar e colocar em prática tudo aquilo que sempre foi sonhado.

Imagem: Fotolia. denis_pc

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: