Emprego - Conceito, o que é, Significado

EmpregoDenomina-se emprego à relação contratual estabelecida entre duas partes, um empregador e um empregado. O empregado contribui com seu trabalho e conhecimento a favor do empregador em troca de uma compensação monetária. O emprego pode ser revestido de diversas circunstâncias como estar ou não registrado, cobrir ou não as necessidades básicas, etc. É por isso que se formaram organizações como os sindicatos, cujo objetivo é velar pelos interesses dos trabalhadores.

No caso dos sindicatos, eles surgiram como uma necessidade diante das graves circunstâncias que estavam expostos os trabalhadores durante a revolução industrial. No inicio, suas atividades eram proibidas até que se considerasse como um delito penal. No entanto, com o passar do tempo suas atividades foram toleradas até certo ponto, sem que isso tivesse consequências nas leis vigentes. Finalmente, no final do século XIX começou a tornar-se efetivo o direito sindical, sendo a Inglaterra o primeiro país em reconhecer o direito à livre associação de trabalhadores em torno de uma aliança.

O emprego, como qualquer outra circunstância, está sujeito às leis de oferta e demanda. No entanto, elas acontecem com alguma diferença no que se diz respeito ao trabalho. Na verdade, a partir de uma lógica de oferta e demanda, a possibilidade de existência de desempregados faz com que os salários baixem e sejam incorporados ao mercado de trabalho. No entanto, segundo Keynes é possível um equilíbrio de oferta e demanda em termos de emprego, sem que isso implique na mão de obra. É por isso que as recomendações de Keynes apontam para o aumento de gasto publico para abastecer a demanda agregada e evitar desemprego. Vale destacar que para Keynes o principal problema da economia é solucionar a falta de emprego.

Atualmente podemos observar uma substituição continua da mão de obra por bens de capital na produção de manufaturas. É por isso que o mapa de emprego está redesenhando-se continuamente, sendo o setor de serviços, aquele que agrupa hoje um maior numero de empregados. A partir do desenvolvimento da tecnologia, espera-se que esta tendência não se reverta no futuro. Em alguns casos, isso pode levar a problemas de desemprego, como os experimentados na Europa na segunda década do século XXI, problemas que ainda não são entendidos com precisão e necessitam dar uma resposta.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: