Espaço Geográfico - Conceito, o que é, Significado

O espaço geográfico pode ser definido como o espaço organizado pela sociedade. Trata-se de um espaço na qual os grupos humanos interagem com os recursos naturais, dando ênfase às diferentes manifestações tais como a paisagem urbana, a paisagem natural e a paisagem agrária. Em certas ocasiões é usada como sinônimo de território.

A relação do homem

Desde que surgiram os primeiros hominídeos na Terra, o homem altera o meio natural para adequá-lo a suas necessidades. Assim, é possível explicar o espaço geográfico a partir de diversos pontos de vista de acordo com seu grau de mudança.

Em primeiro lugar está a paisagem natural, aquela que se mantém virgem diante da ação do homem ou que ao menos apresenta sua pegada em tempos recentes. Por outro lado, está a paisagem modificada, aquela que mesmo sem desenvolver atividades agrícolas ou pecuárias, o homem desenvolve uma ação que pode modificar esse espaço de forma irreversível (por exemplo, através da caça). E finalmente a paisagem organizada, que é o resultado de uma mudança meditada e desenvolvida de forma contínua.

Características do espaço geográfico

De forma geral, pode-se dizer que o espaço geográfico é localizável, podendo ser definido por coordenadas concretas de latitude e longitude, assim como por sua altitude. Aliás, por tratar-se de um espaço localizável, é possível realizar sua cartografia.

Trata-se de um espaço único e diferenciado. Nenhuma paisagem é idêntica à outra, mas pode ser agrupada em um conjunto homogêneo. Esta definição quer dizer que existem várias regiões com critérios individualizados, podendo ser encontrados num espaço geográfico que pertença a várias regiões.

O espaço geográfico se encontra em evolução contínua devido à interação entre o ser humano e o meio natural

A análise do espaço geográfico é realizada a partir daquilo que é visível no momento presente, para em seguida decifrar estruturas que tenham atuado sobre esse espaço, revelando sua história e as condições do seu desenvolvimento.

Em última instância, todas as mudanças produzidas pelo relevo terrestre são fruto da interação entre variáveis endógenas relacionadas com a tectônica das placas e com forças exógenas, fundamentalmente climáticas.

Imagem: Fotolia - blambca

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: