Cartografia - Conceito, o que é, Significado

Cartografia-mapa-brasilO ser humano tem a necessidade de conhecer o lugar que habita e percorrer certos caminhos para chegar a outros lugares. Para isso, é imprescindível criar uma ferramenta de consulta: a cartografia.

Desde o momento em que o homem começou a descrever a superfície terrestre surgiram os mapas, os elementos fundamentais do conhecimento cartográfico.

Uma pincelada histórica

Desde a pré-história nossos antepassados elaboravam croquis dos locais por onde caçavam. As primeiras civilizações aperfeiçoaram a elaboração de mapas através de dois conhecimentos básicos: a matemática e a astronomia. O saber cartográfico da cultura mesopotâmica, egípcia e grega permitia descobrir novos horizontes e negociar com outros povos. Porém, durante a Idade Média Cristã, houve um retrocesso no conhecimento cartográfico por ser imposta uma interpretação fundamentada na visão teológica do mundo. Em compensação, o mundo islâmico tratou de aperfeiçoar a elaboração de mapas. No final da Idade Média, a força da navegação permitiu um significativo desenvolvimento da cartografia, especialmente pelo aperfeiçoamento de certos instrumentos como a bússola, o astrolábio e os diários de bordo. Tudo isso favoreceu a criação do Mapa-Múndi a partir do século XVI.

No século XIX nasceu a cartografia topográfica como disciplina. Desta forma, os mapas que originariamente haviam surgido como ferramenta para a comunicação se tornaram uma linguagem elaborada com normas, técnicas e convencionalismos.

A história dos mapas está associada aos grandes descobrimentos geográficos, à chegada do homem à Lua, ao planejamento militar e ao desenvolvimento social das nações. Nas últimas décadas, o tradicional mapa com suporte de papel se tornou obsoleto com o surgimento da navegação GPS adaptada aos programas de informática.

O sistema cartográfico

Os sistemas de projeção são a solução geométrica que permitem a transferência da curvatura da Terra a um documento, ou seja, a um mapa. Para conseguir isso é necessário alterar as formas, as superfícies, os ângulos e as distâncias terrestres. Em função da modificação de um aspecto ou outro é que vamos obter um tipo de projeção, dando lugar a um modo de representação ou mapa que será diferente da realidade geográfica.

Na maioria dos países, o sistema oficial de cartografia é a grade UTM, que é um modelo de coordenadas universal (UTM proveniente do inglês, Universal Transverse Merator). Este sistema de coordenadas se baseia na forma elíptica da Terra e recebe esta denominação em homenagem ao geógrafo e cartógrafo do século XVI, Gerardus Mercator.

Imagem: iStock, stock_art

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: