Conceito » Tecnologia » Georreferenciamento

Georreferenciamento - Conceito, o que é, Significado

Um sistema de georreferenciamento é aquele que tem como objetivo a representação de qualquer tipo de informação que possa estar associado ao espaço geográfico. Esta disciplina está focada principalmente na sinalização de dados em um mapa.

Em outras palavras, é uma técnica cuja finalidade é atribuir certas coordenadas geográficas a pontos do espaço geográfico. Trata-se de uma área multidisciplinar, pois inclui conhecimentos de cartografia, topografia e sistemas de informação geográfica.

Na estratégia de marketing

Muitas empresas recorrem ao georreferenciamento para desenvolver uma estratégia de promoção. Os pontos sinalizados em um mapa podem estar relacionados com todo tipo de informação: endereços de clientes, localização da concorrência ou o tempo que os clientes se deslocam até os pontos de venda. Depois de atribuídas as coordenadas em um mapa, é possível visualizar uma informação mais ampla. Com toda esta informação, são facilitados os estudos de mercado.

A combinação com o campo publicitário cria uma nova ideia, o geomarketing. Esta disciplina é de grande utilidade para saber onde estão os clientes potenciais. Para atingir este objetivo, devem-se analisar milhares de dados matematicamente.

No mundo da internet

O georreferenciamento está baseado em um princípio geral: localizar um espaço geográfico através de um dispositivo. O primeiro modelo que apareceu foi o Google Hearth em 2005 (com esta tecnologia é possível localizar fotos em lugares específicos). Em seguida surgiu o Google Maps com uma série de vantagens, pois este aplicativo poderia estar vinculado a um site, ao Facebook ou outras redes sociais.

Quando o mapa da Terra foi capturado pelo Google Maps, novas opções foram incorporadas. Uma delas é uma rede social Foursquare. Este aplicativo é muito popular entre os jovens, pois permite compartilhar a localização de uma pessoa com todos seus amigos e conhecidos.

Sistemas de informação geográfica (SIG)

O SIG é uma forma de registrar qualquer tipo de informação em um espaço geográfico. Um SIG tem inúmeros aplicativos. Com esta tecnologia, é possível saber qual a melhor localização para estabelecer um negócio, para construir uma estrada, para saber onde está a maior área de radiação solar ou encontrar o colégio mais próximo de casa.

Os SIG permitem armazenar, gerenciar e manipular informação. Para isso, coleta-se uma série de dados com referência espacial através de um software. A origem histórica dos SIG se remonta ao século XIX, quando o doutor John Snow realizou um mapa indicando os casos de cólera da cidade de Londres (graças a este procedimento foi possível identificar o foco originário de uma epidemia de cólera).

Imagem: Fotolia. cookart

Relacionados:

  1. Mapa Topográfico
  2. Mapa do Crime
  3. Mapa Geológico
  4. Cartograma
  5. Mapa Político
  6. Mapa Coroplético
  7. Cartografia
  8. Espaço Geográfico
  9. Coordenadas Geográficas
  10. Atlas Geográfico