Paisagem Natural - Conceito, o que é, Significado

Paisagem-NaturalA natureza pode ser apresentada de diversas maneiras. Na maioria dos lugares, os seres humanos estão interferindo e transformando a natureza para atender suas necessidades. As terras agrícolas, as cidades, as estradas e as montanhas são terrenos que o homem tem ocupado para desenvolver todo tipo de atividade.

Entretanto, nosso planeta tem ainda alguns lugares que os homens não modificaram: são as paisagens naturais. Existem alguns exemplos desses lugares que podemos destacar como as florestas tropicais, os polos norte e sul, as altas montanhas, alguns desertos e zonas costeiras. Todos eles apresentam elementos em comum. Estão em espaços de difícil acesso, a vida está sujeita a condições extremas e há mais inconvenientes do que vantagens na hora de habitá-los. Geralmente, a densidade da população nas paisagens naturais é especialmente baixa.

A principal característica da paisagem natural é a não alteração de seu estado por parte do homem. Por este motivo se chama natural, já que sua estrutura foi criada pela interação de elementos climáticos, ecológicos e geológicos.

Há paisagens que podem ser definidas como seminaturais. É o caso dos parques naturais, os quais estão protegidos legalmente e que habitam um conjunto de espécies.

Em outras épocas, houve um grande interesse por descobrir novas paisagens naturais. Exploradores e descobridores foram revelando os segredos do planeta e na atualidade são conhecidos todos os lugares da Terra. Por este motivo, o conceito de paisagem natural é mais uma ideia do que uma realidade. E como ideia expressa a pureza da natureza, sua dimensão selvagem e genuína. Trata-se de um ideal humano que tenta recuperar o tempo em que a natureza era inóspita e ao mesmo tempo exercia um magnetismo potente. Por esta razão, não é estranho encontrar pessoas que buscam lugares que aparentam paisagens naturais como praias desertas ou florestas afastadas da civilização.

Alguns geógrafos costumam falar sobre o binômio sociedade-natureza. A natureza se transforma a partir do momento da interação do homem. As paisagens naturais são como um símbolo, áreas intactas que o homem não quer ou não pôde ocupar.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: