Financiamento - Conceito, o que é, Significado

Denomina-se financiamento ao ato de fazer uso de recursos econômicos para cumprir com as obrigações, serviços, bens ou qualquer tipo de ativo em particular. O financiamento pode vir de diversas fontes, sendo a própria economia o mais habitual. No entanto, é comum que as empresas utilizem outras fontes de financiamento para cumprir com suas atividades e tarefas comerciais.

No caso de um particular, um típico modo de financiamento externo é através do uso de cartão de crédito. Com ele, uma pessoa realiza um pagamento que apenas é quitado quando chega o fim do mês, sendo assim ele possui um pagamento mínimo e o restante pode ser quitado mais adiante. No entanto, é uma situação desaconselhável, pois os juros são elevadíssimos. O uso deste tipo de sistema é o mais comum, mas também pode significar uma armadilha se utilizado de forma irresponsável.

A outra forma que um particular tem para financiamento externo é através de um empréstimo com o banco. Neste caso, esta é forma habitual que se usa para adquirir uma propriedade. Os empréstimos hipotecários costumam ser realizados considerando o pagamento total nos próximos anos. Esta circunstância possibilita que muitas pessoas possam ter acesso a uma moradia em curto prazo com os recursos que destinavam em grande parte para o aluguel.

No caso das empresas, além dos habituais empréstimos conseguidos com as instituições bancárias, elas podem emitir um título que credores particulares compram à espera do recebimento de juros. Por sua vez, podem ser negociados no futuro no denominado mercado de capitais.

O Estado costuma realizar a mesma operação que as empresas para garantir o financiamento externo. Neste caso, sua divida é monitorada por diversas consultoras que costumam atribuir uma nota a mesma. Quando acontece uma situação de inadimplência, a possibilidade de financiamento no futuro é improvável. Outra alternativa menos onerosa pela flexibilidade e pelas baixas taxas de juros cobradas é a possibilidade de financiamento através dos órgãos internacionais de crédito. Neste caso, ocorre uma monitoração das contas públicas a fim de considerar que os pagamentos subsequentes possam ser efetuados.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: