Rentabilidade - Conceito, o que é, Significado

Rentabilidade

Denomina-se rentabilidade ao beneficio econômico obtido por uma atividade comercial que envolve a oferta de bens e serviços. A rentabilidade é o critério que move o desenvolvimento das empresas de capitais e as leva a uma inovação constante, à busca de novos mercados, novas oportunidades de negócios, etc. A rentabilidade é calculada de acordo com o capital total envolvido ou investido e é expresso em porcentagens; assim, por exemplo, quando um capital de cem mil dólares gera um beneficio de dez mil dólares em um ano, sabe-se que tem uma rentabilidade de dez por cento ao ano.

É importante vincular este conceito com o de “retorno de investimento”. Este retorno relaciona duas variáveis: a rentabilidade e o capital investido. Assim, o retorno do investimento é o quociente entre valor recebido e valor investido. Seguindo o exemplo anterior, com um retorno de investimento de dez por cento ao ano, se necessita de dez anos para recuperar completamente o investimento.

Quando nos referimos ao campo das finanças, a rentabilidade é expressa pelos juros que se pagam pelo empréstimo de um determinado valor. Assim, se um depósito a prazo fixo tem juros de dez por cento ao ano em uma economia sem inflação, esta seria a rentabilidade; mas se ao contrário, a inflação fosse de dois pontos percentuais, teria que restar os juros do prazo fixo, onde a rentabilidade seria equivalente a oito por cento ao ano. Vale ressaltar que as diversas opções oferecidas pelo mercado financeiro são divididas em renda fixa e renda variável, na qual a primeira se refere a juros fixo em um determinado período de tempo; e a segunda, estes juros podem variar neste período. Dentro da primeira opção podem estar os títulos emitidos pelo estado, enquanto que na segunda podem estar as ações de uma empresa. Vale destacar que os cálculos precedentes devem descontar a incidência de impostos a fim de que sejam mais fieis à realidade. Estes impostos afetam a rentabilidade das empresas e quando excessivos podem afetar a radicação de atividades produtivas de modo significativo tanto no emprego como no desenvolvimento de uma nação. É por isso que os estados devem levar em consideração este problema e evitar exceder-se com as imposições tributárias. No final são as empresas que enriquecem de acordo com os benefícios ou a rentabilidade.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: