Conceito » Educação » Efeito Borboleta

Efeito Borboleta - Conceito, o que é, Significado

Na teoria do caos se afirma que os sistemas complexos e dinâmicos são bem suscetíveis às pequenas variações que ocorrem. Desta maneira, uma pequena mudança nas condições iniciais de algo pode implicar diferenças notáveis no comportamento futuro. Quando isso acontece se fala do efeito borboleta. Quanto a sua denominação, o mesmo provém de um antigo provérbio oriental da qual o adejo de uma borboleta pode ser sentido do outro lado mundo.

Três exemplos simples

- Vamos imaginar que vamos tentar resolver um problema matemático. Sabemos as fórmulas que vamos empregar, mas erramos em um número ao iniciar as operações. O resultado final será muito diferente do desejado. Neste sentido, tudo isso ocasionará em um número errado.

- Em um sistema atmosférico, a variação meteorológica mínima pode fazer com que o sistema evolua de formas diferentes. Em outras palavras, uma ligeira variação do ar pode ser o fator que desencadeia uma reação muito maior.

- Quando era para ser lançada a segunda bomba atômica sobre a cidade japonesa de Niigata, de forma inesperada houve uma pequena mudança nas condições climáticas e isso fez com que os pilotos mudassem seus planos iniciais e decidissem finalmente soltar a bomba sobre a cidade de Nagasaki. Esta ligeira perturbação do clima naquele momento mudou a história de Nagasaki.

Entre o científico e o misterioso

Ao falar sobre o efeito borboleta, muitas vezes se afirmam que coisas totalmente insignificantes podem gerar uma reação em cadeia e assim transformar-se em algo de grande magnitude.

Se transferirmos esta ideia para o contexto humano, vamos nos deparar com uma estranha realidade: o que aparentemente é irrelevante tem um potencial incalculável. Neste sentido, qualquer decisão que tomemos ou qualquer pensamento que tenhamos trazem consequências das quais não podemos prever. Então, aquilo que é supostamente banal em nossas vidas pode determinar nossa existência.

Para o bem ou para o mal as pequenas coisas que nos acontecem geram certo efeito de mudança no curso dos acontecimentos

Esta realidade nos chama poderosamente a atenção e por isso foram realizados vários filmes sobre a ideia do efeito borboleta. Neles se pode observar de que maneira estamos expostos às mudanças que ocorrem ao nosso redor ou como certas casualidades acabam condicionando nossa realidade.

Enfim, estamos diante de um fenômeno com dois lados que se complementam, um científico e outro misterioso.

Imagem: Fotolia. vectorfusionart

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: