Conceito » Ciência » Efeito Túnel

Efeito Túnel - Conceito, o que é, Significado

Na área da física existem dois grandes mundos ou escalas: a macroscópica e a subatômica. Em cada um destes mundos reina um paradigma diferente: no mundo subatômico a mecânica quântica rege as leis físicas, já no mundo macroscópico imperam as leis da relatividade geral.

Desde o descobrimento e a compreensão das leis quânticas, os físicos se viram obrigados a criar uma teoria unificada, a teoria de tudo. Assim, acontecimentos que transcorrem com normalidade em nível subatômico não podem ser concebidos em nível macroscópico. Este é o caso do efeito túnel.

O efeito túnel pode ser explicado a partir da teoria quântica

Se abordássemos a seguinte pergunta: o que aconteceria conosco se chocássemos um número infinito de vezes contra a parede? Confiando em nossa experiência no plano macroscópico, qualquer um afirmaria que é impossível atravessar uma parede. No entanto, não podemos esquecer que existe outro mundo. Assim, as leis quânticas afirmam que embora dois elétrons se repelam a certa distância, quando esta diminui a força "forte" entra em ação e, levando isso em conta, embora a probabilidade seja insignificante existe a possibilidade teórica de podermos cruzar a parede.

Embora este efeito pareça distante e improvável, isso acontece constantemente na imensidão do universo.

Na verdade, os cientistas afirmam que tal efeito permite o brilho do Sol e das estrelas em geral.

Por outro lado, deve-se destacar que não existem apenas provas teóricas, mas também empíricas, como foi observado no microscópio do efeito túnel desde 1983, com o descobrimento dos cientistas Gerd Binnig e Heinrich Rohrer, que lhes permitiu obter o Prêmio Nobel de Física.

Outros efeitos túneis

Esta denominação também aparece em outras áreas. Quando dirigimos, este efeito ocorre devido ao mau uso do cinto de segurança por adotar alguma posição incorreta e então causar vários problemas (fadiga no volante, desconforto, entre outros).

Algumas patologias visuais provocam uma visão reduzida, como se estivesse vendo através de um túnel pequeno (a retinose pigmentar tem esta característica particular).

No campo da psicologia foi comprovado que diante de situações de estresse ou perigo, a adrenalina é ativada e consequentemente o campo visual cria um efeito túnel. Este mecanismo é puramente instintivo e serve para enfocar o perigo de maneira concreta.

Imagem Fotolia: Jnric

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: