Conceito » Cultura » Dança Moderna

Dança Moderna - Conceito, o que é, Significado

A dança é uma das belas artes clássicas. Através dos movimentos e do ritmo, os dançarinos expressam suas emoções e sentimentos. Cada dança está associada a um determinado momento. Alguns deles fazem parte de um ritual, outros são um simples passatempo e, na maioria das circunstâncias, esta forma de expressão artística está destinada ao mundo do espetáculo.

Quando falamos de dança, esta disciplina se divide em duas grandes categorias: a dança clássica ou balé e a dança moderna. Esta última surgiu no início do século XX como uma reação aos padrões tradicionais do balé clássico. Em geral, a dança moderna está inspirada na liberdade de movimentos.

Características da dança moderna

A expressão corporal dos bailarinos não está sujeita a determinados passos estruturados de antemão. No entanto, a dança moderna é o resultado da evolução da dança clássica.

As técnicas empregadas enfatizam os movimentos naturais do corpo assim como a expressividade da linguagem corporal.

Entre as técnicas mais empregadas se destaca a técnica Graham e a técnica Horton. A primeira se baseia na contração e relaxamento e tem o propósito de transmitir emoções ao espectador. A segunda se baseia na resistência física dos dançarinos e na expressividade dos movimentos.

A grande promotora deste gênero foi a bailarina e coreógrafa Isadora Duncan (1877-1927)

Sua abordagem artística pode ser resumida nos seguintes pontos:

1) ruptura com os padrões tradicionais do ballet;

2) movimentos corporais inspirados no expressionismo e em outras correntes vanguardistas de sua época, assim como na arte clássica grega;

3) uma encenação com os elementos essenciais e, portanto, minimalistas;

4) os dançarinos abandonam a maquiagem e as roupas clássicas;

5) A linguagem corporal dos dançarinos não depende da música;

6) os movimentos de dança devem expressar o desejo de liberdade da condição humana (neste sentido, para Isadora Duncan a dança era uma ferramenta para conseguir a emancipação das mulheres).

A visão desta dançarina revolucionou o mundo da dança e seu legado se tornou expresso em seu livro "A arte da dança e outros escritos".

Imagem: Fotolia. robu_s

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: