A Igreja Católica celebra muitas festas durante o ano: uma delas é a Páscoa que nos faz recordar a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo; o Natal celebra o nascimento de Jesus Cristo e entre estas festas uma das mais importantes é o Corpus Christi (festa que a igreja católica celebra a eucaristia).
A celebração de Corpus Christi acontece sessenta dias após a Páscoa, ou seja, dois meses após o domingo que Jesus ressuscitou. Geralmente são realizadas diversas procissões e oferendas que tem como objetivo honrar esse dia.
A Eucaristia é um dos sacramentos que propõe o cristianismo. Consiste na união de um fiel a Jesus, a Deus e a todos os seus irmãos através do ato de beber o sangue e comer da carne de Cristo, desde que na celebração da missa o padre tenha consagrado o vinho e o pão transformando-os no sangue e no corpo de Cristo.
Este sacramento é considerado como símbolo de unidade, caridade e gratidão ao cristianismo.
Por esta razão, a missão de Corpus Christi é consolidar e aumentar a fé católica.
Deve-se destacar também que a Eucaristia é um dos momentos mais emocionantes e sentidos durante a celebração da Santa Missa, pois neste momento, o cristão recebe o perdão dos seus pecados por meio da confissão e de poder receber o Corpo e o Sangue de Cristo e assim consolidar-se por completo como fiel.
A primeira vez que se festejou Corpus Christi foi no século XIII, na Europa, mais precisamente na Bélgica, na diocese de Liège. E foi justamente uma religiosa desta terra, Santa Juliana de Liège, que promoveu e tornou-se a criadora da celebração de Corpus Christi. Na realidade, a comemoração passou a ser celebrada nove anos após a morte da freira Juliana, desde então, o Papa Urbano IV autorizou-a formalmente. Assim, a partir desse momento a celebração de Corpus Christi é comemorada em todo mundo católico.
Foto: iStock, Madzia71
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (out., 2015). Conceito de Corpus Christi. Em https://conceitos.com/corpus-christi/. São Paulo, Brasil.