Conceito de Devoção

DevocaoA devoção é aquela inclinação, amor, fidelidade absoluta e especial que uma pessoa manifesta a respeito de outra ou de algo.

Isto é, a devoção seria algo assim como a entrega absoluta a uma experiência, a um assunto que desperta muitíssimo interesse ou para alguém, como um rei, um santo, uma pintura, entre outras alternativas, embora, normalmente a devoção se encontra cercada por um caráter místico e religioso.

A devoção é um conceito que provem da cultura grega, onde a mesma era entendida com uma forma de piedade prática que tinha como único destinatário, os pais, e justamente por esta situação é que mais tarde começou a empregar com maior assiduidade e frequência, mas dirigida a um Deus.

Então, como podemos entender desta pequena história sobre a origem e uso que antigamente e hoje em dia se dá ao termo, a palavra se encontra principalmente vinculada a uma prática religiosa. Esse amor incondicional e absoluto a Deus ou para qualquer outra imagem ou pessoa religiosa será entendido como devoção.

No entanto, no evangelismo a devoção é o estudo e a interpretação da palavra de Deus e de sagradas escrituras. Na tradição da prática cristã, os cristãos primeiro oram e logo começam ler a Bíblia.

Tanto a leitura como a oração pode ser realizada de maneira silenciosa ou em voz alta.

Num costume seguido em muitas igrejas cristãs, os fiéis se reúnem uma ou duas vezes por semana para a devoção escritural, durante a qual, aproveitarão para compreender suas vidas espirituais e o ambiente que os rodeia.

A igreja católica possui um livro chamado Devocional ou Sagrado que contem as fórmulas dos vários tipos de orações não litúrgicas.

Referencia autoral

Publicado em out., 2013. Pela equipe Editorial de Conceitos. Disponível em https://conceitos.com/devocao/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2022. Conceitos - Informação de Privacidade - Sobre - Contato