Tabernáculo - Conceito, o que é, Significado

Este termo provém do latim, mas especificamente de tabernaculum, que significa originariamente tenda, barraca ou cabana. Neste sentido, durante a antiguidade, os comerciantes vendiam seus produtos para estes estabelecimentos e por este motivo a palavra taberna é conhecida como um lugar destinado para a venda de algum produto, normalmente relacionado a bebidas e comidas. Entretanto, o sentido primitivo do termo foi adaptado à terminologia bíblica e assim a palavra tabernáculo se tornou um local destinado para guardar as hóstias, a partir daí tabernáculo e sacrário são palavras sinônimas.

Na tradição judaica

Na religião judaica, comemora-se a festa dos tabernáculos ou festa da colheita (em hebreu é conhecida como sukkot). O objetivo desta celebração solene é consolidar a relação entre homem e seu Criador. Esta festa é realizada durante o outono assim que os frutos são coletados da terra. Durante os sete dias de sukkot, os fiéis visitam os tabernáculos ou cabanas que se localizam fora do núcleo urbano. Esses sete dias de celebração simbolizam os sete anos que passaram os israelitas no deserto do Egito.

A festa dos tabernáculos ou Sukkot é, juntamente com a Páscoa judaica ou Pesaj, o Yom Kipur e a Shavuot, uma das mais representativas do judaísmo.

Na religião católica

O Santíssimo Sacramento deve ser custodiado em um local especial dentro do templo e esse lugar é o tabernáculo. Nos primeiros séculos do Cristianismo, era um caixa simples dentro de um armário, mas com o tempo a custódia do Santíssimo Sacramento foi adquirindo mais importância e o tabernáculo se mudou para as dependências da sacristia. A localização do tabernáculo ou sacrário não é uma questão arbitrária, já que faz parte das normas litúrgicas coletadas no Direito Canônico.

A palavra taberna e tabernáculo tem a mesma origem etimológica

A taberna é um estabelecimento que normalmente vende bebidas e a pessoa que administra este tipo de instalação é um taberneiro. Ainda hoje este nome é usado em alguns bares e são muito populares na Espanha e na América Latina. O curioso é que esse termo já era usado no mundo antigo, mais especificamente na civilização egípcia e romana. Assim com o passar do tempo adquiriu seu significado religioso dentro do judaísmo e do catolicismo.

Imagem: Fotolia. Rostislav Ageev

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: