Conceito » História » Mapa Coroplético

Mapa Coroplético - Conceito, o que é, Significado

A disciplina que estuda os mapas é a cartografia. Esta área do conhecimento se refere à antiguidade, quando as antigas civilizações tiveram a necessidade de elaborar mapas para o conhecimento do território e para a navegação.

Qualquer mapa tem um componente visual evidente. Além dos mapas físicos e políticos tradicionais, os coropléticos ou mapas coropletos são aqueles que permitem conhecer todo tipo de dado de um território a partir de diferentes cores ou tonalidades. No mundo da cartografia, este tipo de mapa se destaca por seu significado quantitativo.

Estes desenhos permitem a compreensão de dados estatísticos complexos

Tudo aquilo que se encontra localizado em um território e que pode ser medido, é possível transformá-lo em um mapa desta modalidade.

Os dados objetivos são indicados por diferentes cores. Assim, é possível conhecer a distribuição por idade da população de um país, a distribuição por etnia, os resultados eleitorais de uma nação, a densidade populacional, o número de incêndios florestais de acordo com os hectares afetados e o número de analfabetos a cada mil habitantes.

De qualquer forma, os dados estatísticos são mostrados em um mapa e para interpretar corretamente esta informação é necessário consultar a legenda que segue associada ao mapa (cada cor corresponde a um dado específico e esta relação é expressa em um lembrete anexo conhecido como legenda). Neste tipo de mapa, as unidades de enumeração utilizadas são chamadas de corogramas.

Os dados explicados nos mapas coropléticos não são apresentados de maneira absoluta, mas em porcentagens ou médias. Estes mapas são especialmente úteis para compreender a evolução de um fenômeno ao longo do tempo.

Ao observar um mapa desta particularidade fica mais fácil entender qualquer tipo de assunto

Do ponto de vista educativo, estas representações cartográficas têm um valor didático evidente. Na hora de estudar um assunto, é mais útil e prático para o aluno distinguir uma realidade através das cores do que fazer através da análise numérica. Na informação jornalística e nas enciclopédias também é muito comum recorrer a esta modalidade cartográfica.

Cada tipo de mapa tem uma utilidade específica

O mapa físico é a representação do relevo geográfico de determinada área. A divisão por países ou regiões é realizada através de um mapa político.

Os dados relacionados à temperatura, ao vento ou à chuva são expressos nos mapas climáticos.

A estrutura da superfície terrestre é projetada em um mapa geológico e para representar as áreas de um terreno se elabora um mapa topográfico.

Imagem: Fotolia. goolliver25

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: