O conceito Coorte Romana deve ser entendido dentro do contexto do exército da Roma Antiga.
A expansão territorial da antiga civilização romana se devia em grande parte à eficiência da legião. Salvo algumas exceções, nenhum exército do mundo podia superar à legião romana.
Em relação à sua estrutura militar, o mando hierárquico ostentava o imperador como líder supremo. Em seguida vinham os primeiros-ministros, que eram conhecidos como prefeitos do pretório, constituindo o alto comando militar. Cada legião era liderada por um general que era responsável por dar as ordens (o general podia ser um pretor ou um cônsul). Numa escala inferior estava o legado ou comandante e sob seu comando havia várias unidades ou legiões.
Estes postos de responsabilidade militar estavam associados à responsabilidade administrativa. Em um nível intermediário de comando estavam os oficiais (normalmente cada legião tinha sete oficiais, sendo um o prefeito e os outros seis os tribunos) e os centuriões, que eram peças chaves da legião romana, pois transmitiam disciplina às tropas.
O centurião era o responsável maior de uma centena de soldados, ou seja, de uma centúria. Havia duas centúrias, tratava-se de um manipulo com um total de seis centúrias que formavam uma coorte. Desta maneira, uma coorte era formada por 600 soldados e uma legião eram 6.000 soldados, ou seja, dez coortes. No entanto, nem todas as coortes eram iguais, uma vez que a primeira era composta pelos melhores legionários, a sexta pelos soldados mais jovens, a oitava eram tropas de elite e as coortes menos experientes eram a segunda, a quarta, a sétimo e a nona.
Além das coortes como estrutura da legião, havia outras modalidades. Neste sentido, a guarda pessoal do imperador era conhecida como a coorte pretoriana.
Os soldados encarregados de proteger as cidades recebiam o nome de coorte urbana e seus membros não faziam parte das expedições militares a outros territórios. Os soldados que atuavam como vigilantes noturnos na cidade eram os de categoria menor e faziam parte das conhecidas coortes de vigias.
Imagem: Fotolia. equinoxvect
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (dez., 2016). Conceito de Coorte Romana. Em https://conceitos.com/coorte-romana/. São Paulo, Brasil.