Genuflexão - Conceito, o que é, Significado

Quando um ou os dois joelhos se dobram ocorre uma genuflexão. Este gesto é normalmente realizado como mostra de veneração dentro de um ato religioso ou então como fórmula de respeito por alguém de categoria superior.

Na liturgia cristã

Trata-se de um gesto que simboliza a veneração a Deus. É um ato de reverência e submissão. É realizado sempre com o joelho direito apoiado no chão e ao mesmo tempo inclinando a cabeça. Este gesto é executado em diferentes contextos: na presença da cruz durante a Sexta-feira Santa, em frente às relíquias de uma igreja ou na presença do Santíssimo Sacramento.

Diante da presença das imagens de santos não seria correto realizar uma genuflexão. Deve-se destacar que esse gesto não pode ser confundido com o fato de ficar de joelhos.

Na civilização romana e na cerimônia de vassalagem

A genuflexão dos cristãos é uma tradição herdada da cultura romana. Os romanos a realizavam como um sinal de respeito quando se deparavam de frente com uma pessoa que representasse a autoridade e o poder. Por outro lado, deve-se ressaltar que os romanos possuíam vários tipos de saudações dependendo da situação e das relações existentes entre as pessoas.

Na Idade Média, na Europa, a instituição de vassalagem foi consolidada. Os homens que viviam em um feudo (os vassalos) se comprometiam a respeitar um nobre (o senhor). Tratava-se de uma troca, já que o senhor proporcionava segurança militar através de suas tropas e o vassalo podia ocupar as terras do senhor pagando-lhe uma quantia ou dízimo pelos benefícios obtidos.

Para que o compromisso adquirido fosse oficial era realizada a cerimônia de vassalagem. Neste ato formal, o vassalo inclinava o joelho diante de seu senhor como mostra de respeito. Da mesma forma, apresentava-se sem armas, com as mãos unidas e o senhor as pegava. Neste momento, ambos eram juravam fidelidade.

Reverência à rainha

Embora a genuflexão tenha perdido o simbolismo de outras épocas, na atualidade ainda é realizada em alguns atos cerimoniais nos países monárquicos. Este tipo de reverência é uma forma de saudação e, segundo os especialistas em formalidades, tem que ser feito dobrando levemente o joelho no momento da saudação, olhando para frente e não para o chão. Por outro lado, este gesto só deve ser realizado por mulheres diante da presença da rainha.

Esta forma de saudação gera certa controvérsia. Para alguns, é uma formalidade superada que deveria desaparecer por significar submissão. Outros acreditam que a genuflexão deve ser interpretada simplesmente como um gesto de cortesia.

Imagem: Fotolia. Hebstreits

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: