Líder - Conceito, o que é, Significado

LiderO termo líder se refere a uma pessoa que agrupa outras em prol de uma causa, um projeto, uma meta em comum, etc. Também pode ser definido como a capacidade de ter influência social e conseguir a colaboração dos outros para determinadas tarefas. Na história existem muitos exemplos de causas realizadas pela influência de uma pessoa. No entanto, sempre se discute si estes fenômenos têm relação com algum tipo de característica do chamado líder ou são circunstâncias aleatórias. O certo é que é possível destacar feitos positivos de verdadeiras tragédias realizadas pelo seguimento de uma pessoa.

Um grande exemplo de líder pode ser lembrado por Alexandre Magno, que após sua ascensão ao trono lançou uma série de campanhas de expansão que o levaram a percorrer o mundo numa tentativa de expandir seus territórios; estas ações ocasionaram a fundação de várias cidades, intercâmbios culturais, etc. Outro exemplo notório pode ser destacado por Julio Cesar, político e militar romano, que após uma série de vitórias expandiu o território romano sobre territórios que hoje são próprios da Alemanha, Holanda, Bélgica e França. Ele ficou famoso por enfrentar forças opositoras dentro de Roma e assim ser nomeado como ditador vitalício.

No entanto, o mais impressionante pode ser oferecido pelo escravo Spartacus, que liderou uma revolução contra Roma e que colocou em perigo seus próprios alicerces. Os casos citados anteriormente falam de líderes que tinham o reconhecimento social assim que iniciaram suas ações registradas na história. Sendo assim, este caso se refere a um marginal que foi ganhando reputação por sua rebeldia diante da opressão que estava obrigado a submeter-se. Após algumas vitórias militares contra um pequeno número de soldados romanos, outros escravos se uniram a ele, até formar um exército que passou a intimidar Roma. Os melhores comandantes militares foram enviados para combater a rebelião, mas foram derrotados. Depois de muito tempo as tropas de Spartacus foram vencidas, porém seu nome ficou gravado na história como um dos exemplos mais ilustres de liderança natural.

No momento, as virtudes que levam uma pessoa a exercer liderança sobre as outras costumam ser valorizadas em organizações como empresas, partidos políticos, etc.; embora seja difícil defini-las e promovê-las, como também seu desenvolvimento. Entretanto, o papel do líder deve ser sempre entendido em função do valor agregado aos demais.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: