Pax - Conceito, o que é, Significado

Pax significa paz em latim, mas não se trata de uma simples paz entendida como o contrário de guerra. Na verdade, seu verdadeiro significado deve ser entendido como o período de hegemonia militar e política que um império impõe sobre seus domínios certa estabilidade.

A Pax Romana na época de Otávio Augusto

Cayus Iulius Caesar Augustus, mais conhecido como Otávio Augusto, nasceu no ano 63 a.C e faleceu no ano 14 a.C, mais precisamente no mês que se refere a sua pessoa, o mês de agosto. Durante o seu governo foi vivido um período conhecido como a Pax Romana.

O imperador Otávio Augusto teve um papel importante em relação à estabilidade de seu vasto império.

Deve-se destacar que o domínio de Roma se estendia das costas galegas até o rio Eufrates na Mesopotâmia e do rio Danúbio até o norte da África.

Durante seu governo, houve um impulso das escolas de latim nas principais cidades do Império, foram construídas grandes vias de comunicação (as estradas romanas) e especialmente ficou estabelecida uma fase de paz em todos os territórios, a Pax Romana ou Pax Augusta.

A Pax Romana dos tempos de Otávio Augusto significou um período de prosperidade financeira, expansão cultural e reforma social

A maioria dos historiadores argumentou que a Pax Romana imposta pelo imperador foi baseada em uma espécie de pacto entre os romanos e os povos oprimidos. Assim, os costumes e a religião desses povos eram respeitados, em contrapartida, os povos sob o domínio romano obtinham uma série de benefícios como melhorias em suas condições de vida, proteção militar de potenciais invasores, infraestrutura, etc.

A expressão "pax romana"

O significado da Pax Romana vai além de um período histórico determinado em que houve certa estabilidade. Assim, a expressão pax romana se refere a um paradoxo, a paz imposta pelo vencedor. Não se trata de uma paz entre dois povos com forças semelhantes que lutam por um território. Nela um é o poderoso e o outro aceita a "paz" porque não tem outra alternativa.

A Deusa Romana Pax

Para os romanos a deusa Pax, filha de Júpiter e da Justiça, era representada por uma mulher de extraordinária beleza e bom coração. Normalmente é representada pelo Corno da Abundância (símbolo da fertilidade) em um das suas mãos e uma rama de oliveira na outra (a rama de oliveira é um símbolo de paz). Na mitologia, a deusa Pax simbolizava a convivência entre os seres humanos.

Imagem: Fotolia. leestat

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: