Contaminação Luminosa - Conceito, o que é, Significado

Existem vários tipos de contaminação luminosa que roubam a qualidade do entorno. A luz também pode ser um foco de contaminação, como mostra o protagonismo excessivo da iluminação artificial nas grandes cidades, onde os grandes comércios e superfícies marcam maior presença do que em outros lugares.

A presença deste tipo de contaminação é maior nos países desenvolvidos. Quando estamos em uma cidade que tem muita luz, observamos o céu e não podemos ver as estrelas de forma nítida. Pelo contrário, na tranquilidade de uma cidade pequena, podemos apreciar até mesmo a magia de uma estrela cadente percorrendo a imensidão do céu.

Abuso da luz artificial

No entanto, deve-se ressaltar que existe outro conceito de contaminação luminosa. É aquele que nos leva focar a atenção nos erros funcionais da iluminação que, por sua colocação, não iluminam um local de maneira adequada ou precisa.

Por exemplo, um poste de luz que ilumina a rua deve clarear de maneira uniforme o chão, em vez de enviar o foco de luz para o céu (contaminação luminosa). A contaminação também pode ser produzida pelos postes de luz não tão bem projetados ou pelo uso da luz em horários não necessários. Tudo isso leva a um consumo de energia maior do que realmente necessita.

Além disso, a contaminação luminosa afeta negativamente a segurança de motoristas e pedestres, já que produz um deslumbramento visual. Devem-se ajustar os níveis de iluminação nas cidades para atender às necessidades de segurança real. Colocar postes de iluminação de modo que não haja obstáculos à visibilidade. Por exemplo, nas áreas mais arborizadas, as lâmpadas devem ser colocadas numa altura maior.

Obstáculos deste tipo de contaminação

Este excesso de luz das ruas também entra nas casas através da janela e, portanto, pode dificultar o descanso devido da noite. A contaminação luminosa afeta também o trabalho que os astrônomos realizam na observação do céu, uma vez que as cidades contaminadas não são propícias à contemplação do firmamento. E isso significa uma perda do patrimônio da beleza para determinada população.

Não se trata de que quanto maior o nível de luz, maior a segurança. A essência é uma boa colocação dos meios relacionados ao objetivo em questão.

Imagem: Fotolia. Varun

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: