Concorrência - Conceito, o que é, Significado

O termo concorrência é usado em muitas áreas e com diferentes significados.

A concorrência é conhecida pelo fato de várias pessoas quererem alcançar o mesmo objetivo ou uma posição de destaque. Este mesmo conceito também é aplicado no meio empresarial a partir do momento que algumas organizações querem obter uma maior participação no mercado do que as demais.

A concorrência e o livre mercado

Em uma sociedade de oferta e demanda, a concorrência permite que os preços se mantenham em níveis aceitáveis para o consumidor. Desta maneira, se alguma empresa estabelece preços muito altos para determinados produtos ou serviços, o certo seria que boa parte desses clientes esperasse e deixasse de comprar para buscar outras ofertas com preços mais acessíveis.

Desta forma, a concorrência exerce um papel de controle para não permitir a inflação dos preços de forma brutal.

Entretanto, em certas ocasiões, alguns lobbys procuram eliminar esta concorrência para obter maiores benefícios, desta forma, seus membros acordam preços similares para trazer melhores benefícios sem que tenham que reduzir os preços por pressão dos seus concorrentes.

Para evitar este tipo de manobra, foram criados órgãos de defesa que buscam detectar e punir a prática deste tipo de concorrência

Estes órgãos reguladores da concorrência também acompanham o mercado para que o mesmo funcione de forma natural e mais tarde possam sancionar as empresas que usam este sistema de alteração. Assim, por exemplo, não são permitidas certas práticas como a venda de produtos abaixo do preço de custo, pois isso obriga muitas empresas a fechar por não poder assumir seus compromissos, deixando livre a passagem de empresas mais poderosas a entrar no mercado por completo.

Portanto, estes órgãos são fundamentais para o funcionamento do mercado de maneira legal e que os consumidores não sejam vítimas das grandes e poderosas corporações. Graças a esses órgãos, uma pressão é exercida sobre essas empresas e faz com que o mercado forneça produtos com maior qualidade e preços mais baixos, proporcionando benefícios à sociedade.

Com isso a concorrência pode ser considerada uma ferramenta que beneficia o progresso e o bem-estar em geral, algo que se revelou ao longo dos anos na sociedade comunista, onde a ausência da concorrência passou a criar pobreza e atraso tecnológico.

Imagem: iStock. shironosov

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: