Conceito » Aprender » Perfídia

Perfídia - Conceito, o que é, Significado

Quando se comete um ato com maldade ou de maneira intencional, costuma-se falar de perfídia. Neste sentido, trata-se de uma forma de manipular ou enganar com má fé. A pessoa que age desta maneira é considerada uma pérfida.

Em relação à origem do termo, esta palavra provém da combinação do prefixo per e da raiz fides, que significa confiança. Se olharmos a sua etimologia, ela indica que algo vai além da confiança e, portanto, equivalente a uma traição ou deslealdade.

Traidor, infiel e desleal

Não há uma única maneira de ser pérfido. Este tipo de comportamento geralmente se refere a um traidor, uma pessoa infiel ou que comete um ato de deslealdade.

Ser traidor significa que um indivíduo tira proveito da sua estreita relação com alguém e age contra a mesma. A traição é considerada uma forma de engano e desprezo contra alguém.

Dizemos que alguém é infiel quando quebra um pacto com outra pessoa. Normalmente, este conceito é utilizado no campo das relações sentimentais.

Uma pessoa age de forma desleal quando não cumpre com certas regras ou acordos. Este conceito é usado nas relações de amizade, afetivas ou profissionais (no mundo empresarial há uma concorrência desleal).

Exemplos para compreender com facilidade

No campo militar ou no combate entre dois oponentes, acredita-se que não vale tudo para vencer o rival. Em relação à guerra, existem tratados internacionais que determinados limites não devem ser ultrapassados dentro de um conflito armado. Da mesma forma, numa disputa esportiva existem certas artimanhas que vão contra as regras (por exemplo, quando um oponente finge que está derrotado finge para atacar de surpresa seu rival). Em ambos os casos, quando as regras acordadas são violadas, pode-se falar de perfídia.

Quando Jesus Cristo foi crucificado os judeus foram acusados de traidores, pois foram eles que propiciaram sua punição. Do ponto de vista histórico, há séculos se fala da perfídia judaica neste sentido.

A dopagem no esporte é outra forma de perfídia. Quando um atleta consome qualquer substância ilegal que lhe permite obter melhores resultados, o mesmo está sendo pérfido em vários sentidos. Em primeiro lugar, vai contra as regras estabelecidas em seu próprio esporte. Em segundo lugar, é uma traição contra seus adversários que não competem dopados. Por último, estão mentindo e enganando seus fãs e torcedores.

Imagem: Fotolia. jakarin2521

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: