Código - Conceito, o que é, Significado

COdigoO termo código pode ser entendido de várias maneiras dependendo do contexto em que é utilizado. No entanto, em seus diferentes significados a ideia de código transmite a informação sobre algo.

Código de acesso

A tecnologia que diariamente utilizamos exige níveis de segurança significativos. Assim temos que utilizar códigos ou senhas para acessar uma informação ou utilizar algum tipo de serviço. Porém, se não temos um código não podemos acessar o computador, todas as redes online, além dos caixas eletrônicos.

Códigos éticos

Do ponto de vista moral, cada pessoa tem seus próprios princípios. No campo profissional existem atividades que estabelecem normas de conduta ou códigos deontológicos, estes que são documentos que estabelecem os critérios de atuação de uma profissão (por exemplo, o código deontológico dos advogados, dos médicos e dos psicólogos).

Certos grupos também são regulamentados por algum padrão ou código. Por exemplo, os samurais tinham um restrito código ético chamado bushido e alguns grupos mafiosos têm suas próprias regras de honra.

Código civil e penal

O conjunto de doutrinas legais se divide em duas grandes áreas do direito: o código civil e penal. O primeiro se refere à regulamentação normativa das atividades privadas ou públicas (os códigos civis da maioria dos países são baseados no Código de Napoleão). O segundo se refere ao conjunto de normas destinadas a penalizar o comportamento criminoso, ou seja, as sanções impostas pelo Estado.

Código genético

O material genético de nossas células é conhecido desde a década de 1950. O código genético é a regra que define como se transforma uma sequência de ácidos nucleicos em uma sequência de aminoácidos. Trata-se de um código universal e serve para todos os organismos da natureza. A leitura do código genético do DNA é lida de três em três ácidos nucleicos (um ácido nucleico corresponde a uma letra totalizando 64 combinações possíveis, pois cada triplo de ácidos nucleicos pode ter quatro bases de aminoácidos; isso significa que uma cadeia de DNA é transformada em uma cadeia de RNA).

Outros códigos

O conceito código pode ser aplicado em diversas circunstâncias: no trânsito, na informática, no campo misterioso (os chamados códigos ocultos), nos emails e na comunicação (por exemplo, o código morse).

Imagem: iStock. Danil Melekhin

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: