Participação - Conceito, o que é, Significado

O termo participação se refere ao ato de integrar um movimento, uma sociedade em alguma área ou simplesmente ser parte de uma causa. Respeitando a etimologia da palavra, a participação se refere a uma circunstância na qual faz parte. Este termo pode representar um grande número de atividades, mas que também mantém relação com este tipo de situação, além de formar uma parte pequena de um todo maior.

O homem sendo social estabelece constantemente relações com seu semelhante, com a finalidade de se associar a eles e conseguir melhores resultados. Desta forma, participa continuamente de diversos projetos e acontecimentos coletivos. Quando esta participação se torna uma contribuição considerável, seja pelo beneficio criado ou pela necessidade que se dá ao mesmo, pode-se dizer que a participação é essencial a este projeto. No caso dos lideres, que com apenas sua presença e em função de suas mudanças benéficas, impulsionam ao seu redor um grupo de pessoas que acredita e se identifica com a proposta. Alguns casos representativos desta circunstância podem ser oferecidos por Gandhi, Martin Luther King, Nelson Mandela, entre outros; todos eles independente de julgamentos pessoais, tiveram uma comitiva de seguidores de acordo com suas propostas e que estimularam os demais a fazer parte da causa. No entanto, isto jamais teria sido realizado e dificilmente implantado se não estivessem comprometidos, circunstância que obviamente não se pode dizer que todos fizeram parte.

Do ponto de vista econômico, uma participação geralmente se refere a uma contribuição específica a um determinado empreendimento e com os devidos direitos econômicos e políticos. Assim, por exemplo, em uma sociedade anônima, as diversas participações estão representadas por acionistas que mantém em sua carteira um determinado volume de ações da empresa, dependendo da quantidade de ações e se elas correspondem a uma alta porcentagem em relação ao total. No caso de uma sociedade de responsabilidade limitada, cada participação é dada pela quantidade de capital que os associados se comprometem em contribuir. Já no caso das cooperativas, um esquema similar é seguido, com a exceção de que os associados além de participar com capital costumam exercer seu trabalho.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: