Conceito de Participação

ParticipacaoO uso mais comum da palavra participação se refere à ação e o efeito de participar, quer dizer, pode implicar na tomada de decisão ou recepção de alguma situação, compartilhar ou dar noticia a alguém de algo.

Outro uso muito utilizado do termo se refere à capacidade que tem a cidadania de envolver-se nas decisões políticas de seu país ou região. Ela é conhecida popularmente como participação cidadã e pode manifestar-se e executar-se de diferentes formas, tais como: através de eleições gerais ou de referendos e plebiscitos que convoquem o país ou região em que se habita.

De qualquer forma, a maneira mais ordinária e habitual de participação cidadã que as pessoas têm é através do sufrágio ou voto. A cada determinada quantidade de tempo e de acordo com o estabelecido na duração de cada cargo, os cidadãos escolhem os representantes do poder executivo e legislativo para que possam ser representados nas decisões e ações do país. Por exemplo, na República Argentina, a cada quatro anos, os cidadãos escolhem por eleição direta o presidente do país que será durante um período de quatro anos o representante do Poder Executivo. Esta forma é também conhecida como democracia participativa.

Entretanto, esta não é a única maneira que os cidadãos têm de participar na vida ativa e política do país que vivem, pois existem também organizações não governamentais ou manifestações públicas nas quais as pessoas podem fazer valer seus direitos e expressar seus gostos e desgostos sobre qualquer assunto que corresponda ao espaço público.

Por outro lado, também chamamos de participação à parte que um indivíduo ou um grupo possuem na capital de um negócio. "A participação de João na empresa é minoritária, não acredito que sua iniciativa finalmente prospere".

E finalmente, participação pode ser também o aviso ou a parte que se dá a alguém o direito de participar de um evento ou tomar conhecimento de uma situação ou notícia. "Já que chegou o convite para participar de seu casamento, agora tenho que ir".

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (fev., 2014). Conceito de Participação. Em https://conceitos.com/participacao/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2022. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre - Contato