Conceito » Geografia » CEP (Código Postal)

CEP (Código Postal) - Conceito, o que é, Significado

Cada localização física, seja ela uma casa ou um local de trabalho, é identificável através de um endereço em particular, da qual se especifica uma rua e seu respectivo número. No entanto, há outro dado de caráter numérico importante para localizar um lugar, o código postal. Através dele se faz referência a uma determinada área.

As mais variadas utilidades do código postal

- Este dado pode agilizar a entrega da correspondência ou de qualquer tipo de envio postal.

- Do ponto de vista da administração, as diferentes áreas de um território podem ser organizadas melhor.

- O código postal é um dado essencial para qualquer banco de dados, pois identifica com precisão determinado lugar e isso facilita todo tipo de procedimento e gestão, tanto do ponto de vista empresarial como da área pública (nas compras pela internet é comum introduzir este código, assim como nos procedimentos burocráticos relacionados com a administração).

- Nas buscas pela internet, o uso deste código facilita o acesso à informação.

O que representam os números?

Na maioria dos países os dígitos que compõem o código postal tem um significado muito específico. Assim, os dois primeiros dígitos representam os vários departamentos de um país, o terceiro e quarto dígito correspondem a um determinado município e os dois últimos são distritos postais dentro de cada município. Normalmente alguns números são usados em áreas urbanas e outros nas áreas rurais.

O uso de códigos numéricos na vida cotidiana

O código postal é uma ferramenta útil em muito sentidos e é um claro exemplo da presença de todo tipo de códigos numéricos em nossas vidas. Usamos códigos numéricos para que sejamos identificados como usuários, para acessar informações, organizar uma atividade empresarial ou realizar todo tipo de gestão. Sem eles, não poderíamos realizar uma série de tarefas, como sacar dinheiro de um caixa eletrônico até consultar o saldo da nossa conta bancária.

Outros códigos

Quando nos referirmos ao material genético de um organismo, devemos utilizar o código genético. Para identificar um produto se emprega uma etiqueta com um código de barras utilizado como referência. O conjunto de sinais que formam uma língua é um código linguístico. As regras que regem a vida em sociedade configuram um código social.

De qualquer forma, os códigos servem para ordenar uma realidade, sem eles seria quase impossível uma comunicação eficaz.

Imagem: Fotolia. Andrey Popov

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: